Especialista aponta os benefícios do shampoo sem sulfato para a saúde dos fios

Envato

A procura por marcas de shampoo sem sulfato cresceu nos últimos anos, principalmente por quem é adepta das técnicas low poo e no poo. A dermatologista Dra. Patrícia Vieira Maluly (CRM 110374/SP), do AMA Capão Redondo e dos hospitais Dia M’ Boi Mirim I e II, ambos sob gestão do CEJAM, explicou um pouco mais sobre este produto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Para que serve o shampoo sem sulfato

Segundo a dermatologista, trata-se de uma formulação quali-quantitativa de shampoo, desenvolvida para melhorar a sua ação. O shampoo sem sulfato possui “melhor combinação com outros ativos, para uma formulação estável de shampoo, que limpa os fios e o couro cabeludo, prevenindo e tratando patologias”.

A médica comentou que esse tipo de produto é direcionado para consumidores com maior sensibilidade no couro cabeludo, com fios frágeis, secos, quebradiços e vulneráveis. “Ele possui a mesma performance que um shampoo para uso diário, pensando nos benefícios que proporciona às condições gerais dos fios de cabelo”.

Para confirmar se o shampoo é sem sulfato, basta ler o rótulo da embalagem, que obrigatoriamente deve existir em todos os dermocosméticos. “O sulfato mais comum é o lauril éter sulfato de sódio“, ou seja, para ser considerado um shampoo sem sulfato, ele não pode ter esse ou outros derivados de sulfato em sua fórmula.

Publicidade

Ademais, outras características dos shampoos sem esse componente são “a ausência de espumas durante o uso e a alteração de sua viscosidade”, finalizou. Muitas pessoas acham que espuma é sinônimo de limpeza, mas não se engane, porque produtos sem sulfato limpam também!

Benefícios do shampoo sem sulfato

O mercado de cosméticos está investindo cada vez mais nos shampoos sem sulfato, pois trazem qualidades importantes para os fios e o couro cabeludo. Então, confira os principais benefícios, citados pela dermatologista:

  • Limpeza: segundo a Dra. Patrícia, o shampoo sem sulfato promove a “limpeza dos fios e do couro cabeludo com remoção de resíduos (sujeira)”;
  • Hidrata os fios: esse tipo de produto também hidrata os cabelos, devolvendo a água necessária para manter a estrutura do fio íntegra”. Além disso, “trata a oleosidade do couro cabeludo e patologias inflamatórias”, informou a especialista;
  • Previne dermatites: outro benefício citado pela médica é a “prevenção de dermatites (irritações), patologias inflamatórias que se manifestam por pruridos (coceiras) e descamações de couro cabeludo ocasionados por ressecamento, queda e outras alterações”;
  • Trata patologias inflamatórias: de acordo com a profissional, o shampoo sem sulfato, auxilia “no tratamento de patologias inflamatórias, como as dermatites alérgicas, infecciosas e autoimunes”. Além disso, ajuda a “manter o equilíbrio funcional do couro cabeludo”;
  • Ação suave: o produto contribui para a “preservação de tratamentos cosméticos e estéticos realizados nos fios e no couro cabeludo, pois são produtos com ação mais suave”, citou.

Agora que você já sabe mais sobre os benefícios do shampoo sem sulfato, continue a leitura e veja quais são as marcas mais indicadas por blogueiras e YouTubers!

Os melhores shampoo sem sulfato para comprar

Não sabe qual é a melhor marca de shampoo sem sulfato para testar? Nada melhor do que seguir a dica de usuárias que testaram os produtos. Veja algumas:

Publicidade

1. Shampoo Skala #mais Cachos – $

O shampoo sem sulfato da Skala foi desenvolvido para cacheadas, crespas ou cabelos em transição. O produto conta com ingredientes que hidratam e fortificam os fios. Além disso, sua fórmula não contém substâncias que podem agredir a fibra capilar, como parabenos, silicones, petrolato e óleo mineral.

“Me lembra o shampoo de maionese da Skala, mas eu acho esse aqui um pouquinho mais hidratante. Ele é um shampoo mais branquinho e hidratante, porém na hora da lavagem ele vai ficando naquele meio. Não é um shampoo muito hidratante, mas também não é um shampoo muito limpante” – Cacheada Acessível by Ariane Lima

2. Shampoo sem sulfato Magic Wash Soul Power – $$

Esse shampoo atende às curvaturas 2ABC, 3ABC e 4ABC, sendo indicado para fios que precisam de limpeza e ao mesmo tempo hidratação. O produto é formulado com óleos emolientes e nutritivos, como o óleo de oliva e macadâmia. Sua aplicação é simples, basta aplicar o shampoo nos cabelos molhados, massagear o couro cabeludo com movimentos circulares e enxaguar.

“Esse shampoo foi positivo, porque eu não achei que ele deixou o meu cabelo ressecado. Mas, entre 1 a 5, eu diria que ele seria 3,5 – porque a gente não está procurando um shampoo que deixe o seu cabelo hidratado a ponto de você não precisar usar mais nada” – Amanda Farah

3. Shampoo Seda Sem Sulfato Boom Liberado – $$

Se você busca um shampoo sem sulfato, uma limpeza delicada e que mantém a oleosidade natural dos fios, esse é indicado para você. A Seda promete fios limpos, nutridos e hidratados graças à formulação que conta com D-Panthenol e óleo de coco. Ademais, o shampoo da marca não contém agentes prejudiciais, como silicones, parabenos e corantes.

“Ele tem uma aplicação muito boa e espalha no couro cabeludo tranquilamente. A princípio ele não resseca o cabelo, só que quando você começa a enxaguar você sente um leve ressecamento. Na verdade, esse shampoo não é hidratante, apesar dessa composição, então eu acho que ele é indicado para quem tem cabelo oleoso como é o meu caso, já que segurou bem a oleosidade em vários dias.” – Morena Raiz

4. Shampoo Novex Meus Cachos Enroladas Cacheadas – $$

Mais um shampoo desenvolvido para cabelos cacheados, especialmente para as curvaturas 3BC. O produto da Novex é vegano e possui alto teor de vitaminas, ácido fólico e aminoácidos. Então se você é cacheada e busca um shampoo sem sulfato que limpa e, ao mesmo tempo, nutre e hidrata, esse pode se tornar o seu favorito.

Publicidade

“É aquele shampoo sem sulfato ótimo para pessoas que não estão acostumadas a usar shampoo sem sulfato com frequência. Porque ele faz espuma, ele dá aquela sensação de bastante limpeza no couro cabeludo. Mas ao mesmo tempo, ele é um shampoo bem hidratante também por causa da composição dele.” – Mari Morena

5. Shampoo Dove sem sulfato Poder das Plantas – $$

A Dove também lançou o seu shampoo sem sulfato com a linha Poder das Plantas. O produto da marca é formulado com 95% de ingredientes de origem natural. O gerânio é o principal ativo, que possui propriedades poderosas que previnem as pontas duplas e promove maciez aos fios.

“O shampoo faz uma limpeza bem gostosa e faz bastante espuma. Quando eu estava fazendo a limpeza, eu percebi que ele já encorpa o cabelo e hidrata também. A fragrância é bem forte, então pessoas muito sensíveis com cheiro podem não gostar” – Carol kyoko

6. Shampoo sem Sulfato Lola Cosmetics Meu Cacho Minha Vida – $$

O shampoo da Lola Cosmectics é bem hidratante e emoliente, já que foi desenvolvido com óleo de patauá e extratos vegetais que aumentam a umidade natural dos fios deixando-os maleáveis e macios. Além do mais, a Lola é uma marca vegana e não testa os seus produtos em animais.

“Ele limpa muito bem e sem ressecar. Realmente, eu senti que ele é um shampoo bem hidratante, mas a limpeza dele bem bacana. Como eu tenho a raiz oleosa, então eu gostei bastante da limpeza no meu cabelo. No dia seguinte ele não ficou sujo como tem normalmente ficado com outros shampoos.” – Morena Raiz

7. Shampoo Inoar Bombar Coconut – $$

A Inoar é uma marca brasileira de cosméticos muito usada por profissionais do ramo da beleza. O seu produto é indicado para todos os tipos de cabelo, não é formulado com sulfatos, petrolatos, corantes ou parabenos. Além disso, é liberado para as técnicas de Low Poo, No Poo e Co Wash.

“No primeiro dia que eu usei, meu cabelo até ficou meio ressecado. Acho que é porque eu senti falta de ter hidratado ele no chuveiro. Mas no outro dia da lavagem, eu percebi que o cabelo já estava mais nutrido mesmo, mais baixo, sem muito frizz e volume” – Queridinha

8. Shampoo Widi Care Higienizando a Juba – $$$

Uma das características desse shampoo é higienizar os fios cacheados e crespos sem ressecar. Afinal, ele foi desenvolvido pensando justamente nessas curvaturas. O produto contém óleo de linhaça dourada e extrato de avelã – ativos com ação emoliente que deixam os fios hidratados, macios e brilhosos.

“Umas das opções que a Widi Care traz para a gente é a questão do desembaraço, ele facilita realmente o desembaraço e o não embola o cabelo. Na minha opinião, ele cumpre perfeitamente o papel de um shampoo low poo, ele só não entrega essa questão de ser extremamente nutritivo e não desembaraça totalmente os fios” – Tamires Maia

9. Shampoo Bio Extratus Cachos Perfeitos Low Poo – $$$

O shampoo da Bio Extratus pode ser utilizado para a técnica Low Poo, pois promove limpeza delicada e suave nos fios cacheados e no couro cabeludo. Além disso, o produto é formulado com microqueratina vegetal e baobá, que deixam os cachos definidos, maleáveis e hidratados.

“Ele tem uma limpeza um pouco mais gentil com o cabelo, mas ele dá sim aquela sensação de limpeza que muita gente ama. Ele é um shampoo que faz um pouquinho de espuma, então para quem está começando a seguir a rotina low poo, eu acho ele um produto excelente porque dá aquela sensação de limpeza dos shampoos que fazem bastante espuma” – Sarah Oliveira

10. Shampoo Higienizador Deva Curl Low-Poo – $$$

O último shampoo da lista é da Deva, que também é indicado para a técnica Low Poo. O produto é higienizador com pouca espuma, mas combate o acúmulo de impurezas sem ressecar os fios. Além do mais, possui ativos, como a proteína do arroz, flor de lótus e extrato de chia que controlam o frizz, dão movimento e definem e prolongam a definição dos cachos.

“Por ele ser mais fluído do que a versão regular, eu achei mais fácil de espalhar e muito mais fácil de usar. Senti que ele limpa muito bem, mas não resseca. Eu sou muito suspeita, porque sou apaixonada pelos produtos da Deva” – Morena Raiz

Agora que você já conhece as marcas de shampoo mais usadas, veja abaixo mais informações e relatos de YouTubers que usam o shampoo sem sulfato.

Saiba mais sobre shampoo sem sulfato

A seguir, confira vídeos que apresentam mais informações sobre esse tipo de shampoo, além de relatos de usuárias contando a experiência com o produto:

Shampoo sem sulfato é melhor?

Nesse vídeo, a farmacêutica Giovanna Pansani fala para quem o produto é indicado e sobre o mito de que shampoos que fazem muita espuma limpam mais. Vale a pena assistir!

Experiência com shampoo sem sulfato

A terapeuta capilar Tamires Maia é adepta das técnicas Low e No Poo e, nesse vídeo, ela fez um teste e usou o produto por 7 dias. Assista e veja como foi a sua experiência com esse tipo de shampoo!

Guia definitivo dos shampoos sem sulfato

Nesse vídeo, Larisse Gama fala sobre os benefícios que o produto trouxe para os cabelos: um deles foi ajudar os fios a não perderem massa e, consequentemente, a encorpar os novos fios que foram nascendo. Assista!

Como visto, o shampoo sem sulfato pode ser vantajoso para a beleza das madeixas e a saúde do couro cabeludo. Agora, se você busca por um produto prático para usar na correria do dia a dia, conheça o shampoo a seco e aposte nele para remover a oleosidade dos fios.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão