Hidratação com glicerina: 5 benefícios incríveis para os seus cabelos

Escrito por Erika Balbino
Atualizado em 25.11.20

A glicerina tem sido muito usada na formulação de produtos para tratamentos capilares, pois a hidratação com glicerina tem o poder de proporcionar cabelos macios, brilhosos e maleáveis. Consultamos a terapeuta capilar e tricologista, Arivalda Oliveira, que falou mais sobre os seus benefícios. Acompanhe na matéria!

iStock

Para que serve a glicerina no cabelo

De acordo com a terapeuta capilar, “a glicerina serve para hidratar a haste capilar, pois, promove maior absorção de água”. O ativo possui teor umectante e emoliente que trazem benefícios importantes às madeixas.

Confira os principais benefícios desse ativo para os seus cabelos, de acordo com a profissional:

  • Hidratação capilar: por ser um agente umectante, o ativo potencializa o efeito da hidratação nos cabelos, ajuda a reter água, auxiliando na reposição hídrica nos fios.
  • Controle do frizz: uma das principais causas do frizz se deve ao ressecamento dos fios, e a glicerina é um agente que auxilia na hidratação capilar. Sendo assim, o componente ajuda a controlar o frizz.
  • Definição dos cachos: a glicerina não é somente um ótimo hidratante, ela também estimula a definição dos cachos, deixando-os mais modelados e com aspecto natural.
  • Efeito emoliente: “A glicerina atua como emoliente que desembaraça mais facilmente os cabelos e promove balanço”, informa Arivalda.
  • Brilho e maciez: justamente por ser um agente emoliente, a glicerina ajuda na retenção da água nos fios. Resultando em cabelos mais brilhosos, macios e com maleabilidade.

Não é indicado usar a glicerina pura porque pode causar irritações no couro cabeludo ou aumentar a oleosidade dos fios. Desse modo, use-a misturada com produtos à base de água.

Qual a glicerina correta para usar no cabelo

Segundo a Arivalda, a glicerina vegetal é a mais indicada para os cabelos. Ela é derivada de fontes renováveis e matérias-primas de origem vegetal, sendo considerada um dos melhores agentes aplicados em formulações cosméticas para promover hidratação aos cabelos.

Como fazer uma hidratação com glicerina simples

Com a ajuda da terapeuta capilar, vamos ensinar o passo a passo de uma hidratação simples para turbinar os seus cabelos. Acompanhe abaixo:

Oibonita

  1. Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha e desembarace;
  2. Em um recipiente, adicione duas medidas de creme de hidratação de sua preferência e uma medida de glicerina vegetal;
  3. Divida os cabelos em 4 partes e aplique a mistura do comprimento até as pontas;
  4. Deixe agir por 10 minutos e enxágue bem;
  5. Finalize como preferir.

Além dessa receita simples, existem outras formas de hidratação que podem potencializar ainda mais os resultados. Veja a seguir!

8 formas de fazer hidratação com glicerina

Para você que adora uma receitinha de hidratação caseira, separamos vídeos que mostram com fazê-las, combinando a glicerina com outros ingredientes poderosos para os seus cabelos. Vale a pena conferir!

Hidratação com glicerina em dias secos

O uso da glicerina é mais indicada em dias mais úmidos, entretanto, segundo a vlogueira Tatiana Lobo, essa receita pode ser usada em dias mais secos e não provoca o ressecamento dos fios. Acompanhe o vídeo!

Hidratação com glicerina em cabelos cacheados

Sabemos que a glicerina tem o poder de estimular a definição dos cachos e deixá-los bem hidratados. Nesse vídeo, aprenda a fazer uma receita que vai deixar os seus cachos ainda mais incríveis!

Hidratação com glicerina e óleo de rícino

Essa receita é simples, fácil de fazer e bem barata. Além da glicerina, é usado óleo de rícino, um componente que ajuda a fortalecer os cabelos e estimular o crescimento. Veja como prepará-la e confira o resultado!

Hidratação com glicerina e soro fisiológico

O soro fisiológico auxilia no fechamento das cutículas capilares e ajuda a controlar o frizz. Aprenda como fazer uma receita caseira, associando esse ingrediente à glicerina. Veja o vídeo!

Hidratação com glicerina e mel

Nesse vídeo, você aprende a fazer uma hidratação com glicerina, mel e soro fisiológico. Você pode usar essa mistura para compor a etapa de hidratação do seu cronograma capilar. Confira!

Hidratação com glicerina e Maizena

A Maizena é um ingrediente barato e, normalmente, todo mundo tem em casa. Saiba como fazer uma poderosa hidratação acrescentando a glicerina e a sua máscara de hidratação favorita. Vale a pena assistir ao vídeo!

Hidratação com glicerina e açúcar

Para quem não sabe, o açúcar é rico em nutrientes importantes para a saúde dos cabelos. Quando associado à glicerina, essa mistura proporciona cabelos macios, saudáveis e hidratados. Acompanhe, no vídeo, uma receita incrível com esses dois ingredientes.

Hidratação com glicerina em cabelo liso

Os cabelos com textura mais lisa também sofrem com o ressecamento e porosidade. Portanto, é importante hidratá-los para manter o brilho e a maciez dos fios. Veja como fazer uma hidratação simples e eficaz!

Se você ama cuidar dos seus cabelos e vê-los sedosos e saudáveis, não deixe de conferir os benefícios que a hidratação com café proporciona aos fios.