Shampoo a seco: conheça esse produto mágico para os seus cabelos

Por
Atualizado em 13.04.20

O shampoo a seco foi desenvolvido especialmente para a mulher moderna que, com a correria do dia a dia, não tem tempo de lavar os cabelos todos os dias. O produto é ótima opção para remover a oleosidade de forma prática e rápida. Conheça alguns produtos disponíveis no mercado e aprenda como fazer o seu com ingredientes que você tem em casa!

shampoo a seco 1

iStock

Índice do conteúdo:

O que é e para que serve o shampoo seco

É um produto que limpa e desengordura os fios instantaneamente, porém não substitui a higienização e cuidados diários com o uso do shampoo convencional.

Esse tipo de shampoo disfarça odores, absorve a oleosidade e mantem os fios macios e com movimento. O uso é indicado em situações esporádicas em que não se pode lavar os cabelos com água, shampoo tradicional e o condicionador de costume.

Como usar shampoo a seco

  1. Agite bem a embalagem do produto;
  2. Separe os cabelos em mechas;
  3. A uma distância de aproximadamente 30 cm, aplique o produto nos fios;
  4. Aguarde um pouco para que o produto comece a agir;
  5. Em seguida, massageie bem para espalhar o produto;
  6. E, por fim, escove os cabelos para retirar o excesso. Isso evita que os fios fiquem esbranquiçados.

Como vimos, a aplicação do produto é muito prática e fácil, mas você sabia que é possível fazer o seu próprio shampoo em casa? É o que vamos te ensinar agora!

Shampoo a seco caseiro: como fazer

Além das inúmeras opções que existem no mercado, você pode aprender a fazer o seu próprio shampoo a seco. Confira o passo a passo nos vídeos a seguir.

Shampoo a seco caseiro vegano

Neste vídeo, você vai ver uma receita com ingredientes veganos: canela em pó, amido de milho e óleo essencial da sua preferência. Além disso, a vlogueira deu dicas para não deixar os fios esbranquiçados após a aplicação do produto.

Shampoo a seco com amido de milho

Tammy Sloty ensinou a fazer um shampoo caseiro muito simples e com apenas três produtos: amido de milho, arroz cru e talco para bebê.

Shampoo a seco com bronzer e bicarbonato de sódio

Neste vídeo, você vai acompanhar duas receitas caseiras para cabelos escuros. É simples e muito fácil de aplicar com auxílio de um pincel para maquiagem.

Viu só como fazer o seu shampoo a seco é simples? E o melhor de tudo: com ingredientes baratos que, muitas vezes, você já tem em casa.

Top 7 melhores marcas de shampoo a seco

Abaixo você conhecerá algumas das principais marcas do mercado de cosméticos e a opinião de blogueiras que usaram os produtos. Acompanhe:

1. Shampoo a seco Tresemmé Day 2 – $

shampoo a seco 2

Oibonita

O shampoo foi desenvolvido com amido de milho natural e não deixa resíduos nos cabelos. O produto é ideal para quem sofre com a oleosidade da raiz e é indicado para cabelos normais a oleosos.

“Uma coisa que gostei bastante foi o cheiro. Ser bem perfumado é imprescindível se o seu objetivo é não lavar o cabelo e aparentar estar com ele limpo.” – Bia Munstein

2. Shampoo a seco Dove Care on day – $

shampoo a seco 3

Oibonita

Este produto é livre de sulfato e sal em sua fórmula e permite renovar os fios sem deixar resíduos. Além disso, proporciona brilho e mantem o movimento natural dos cabelos.

“Ele tem uma textura diferente, não deixa o cabelo nem molhado, nem branco e, surpreendentemente, funciona.” – Marina Fabri

3. Shampoo a seco Panvel – $$

shampoo a seco 4

Oibonita

O shampoo da marca Panvel foi desenvolvido especialmente para retirar a oleosidade do couro cabeludo e manter os cabelos limpos, cheirosos e com aspecto natural. O produto não possui sal nem parabeno em sua composição.

“Eu achei que ele cumpre bem seu papel e tem um bom custo-benefício. Gostei bastante.” – Marina Fabri

4. Shampoo a seco Siàge Eudora – $$

shampoo a seco 5

Oibonita

Este shampoo contém vitamina E, controla a oleosidade por até 8 horas e deixa os cabelos leves e soltos ao longo do dia.

“Gostei muito do efeito dele: cabelo sequinho, raiz com volume e cabelo macio.” – Natasha Mouta

5. Shampoo a seco Salon Line – $$$

shampoo a seco 6

Oibonita

Possui propriedades antioxidantes que diminui a oleosidade e alecrim que previne a queda e auxilia no fortalecimento dos fios.

“Até curti o efeito do produto em si, mas a embalagem não libera o produto de forma homogênea. Eu já testei vários shampoos a seco de marcas diferentes e tive o mesmo problema.” – Marina Fabri

6. Shampoo a seco Pantene Dry – $$$

shampoo a seco 7

Oibonita

Com efeito matificante, absorve o sebo e oferece aquele sensorial sequinho e aveludado. Não contém ingredientes evitados na rotina Low Poo podendo ser usado por quem usa shampoos sem sulfato.

“O produto é transparente, mas, se aplicado com o spray cap muito próximo da pele, deixa resíduos esbranquiçados, essa cor sofre difusão e desaparece com leve fricção.” – Cabeleira em pé

7. Shampoo a seco Charming Alta Performance – $$$$

shampoo a seco 8

Oibonita

O produto possui uma fórmula exclusiva que neutraliza odores e remove a oleosidade dos fios, instantaneamente. O resultado é cabelos mais limpos e perfumados por mais tempo.

“Não deixa o cabelo com a raiz branca, nem resíduos em pó. Apesar de ter disfarçado um pouco a oleosidade, achei que meu cabelo ficou bem pesado.” – Laura Ferreira

Apesar do shampoo a seco ser de grande ajuda e eficiência em dias mais corridos, o ideal é manter a lavagem com água e shampoo comum. Assim, você preserva a saúde do couro cabeludo e a limpeza total dos fios. Falando em saúde dos fios, conheça os benefícios dos shampoo de camomila e shampoo de café para realçar a cor e o brilho dos seus cabelos!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão