Cabelos com mechas: principais tendências para 2025

Flávia Viana

As mechas no cabelo trazem cor e vida ao visual. Com tantas técnicas disponíveis, balayage, contour, californiana, babylights, é preciso entender as especificidades de cada uma para escolher aquela que mais combina com seu estilo. Confira as dicas da colorista Suelen Braga, além de referências e tutoriais.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tipos de mechas

De acordo com a especialista, as mechas “são técnicas em que descolorimos o fio, criando desenhos e contornos, em contraste com o cabelo natural. Apesar de ser uma técnica, existem várias formas de aplicação”. Confira abaixo:

  • Mechas iluminadas: “tons mais sutis, geralmente entre marrons, caramelo e avelã, e mechas largas que iluminam as madeixas trazendo pontos de luz que contrastam com os fios naturais”.
  • Luzes: “técnica de mechas loiras, com maior quantidade de fios descoloridos. Há uma variação entre mechas médias e finas, mantendo um leve contraste com os fios naturais”.
  • Balayage: “técnica em que as mechas são desenhadas a ‘mão livre’, com o pincel, trazendo uma maior predominância de fios descoloridos”.
  • Mechas free hand: “a descoloração a mão livre é usada para iluminar os fios ou abrir fundo”, ou seja, “para clarear tons naturais, diminuindo o contraste entre os fios e as mechas descoloridas”.
  • Ombré hair: “mechas largas que causam um efeito de ‘clareado pelo sol’, puxado para tons dourados e com maior predominância no meio e pontas”.
  • Babylights: “mechas bem finas, quase sem contraste, que criam um degradê sútil e natural entre os fios naturais e os descoloridos. Também dá a sensação de ‘cabelo todo pintado’ pela grande quantidade de fios descoloridos”.
  • Mechas contour: “descolorimos o contorno do cabelo, trazendo um efeito de loiro global. A técnica é usada para causar o efeito de retoque, preservando o meio das madeixas sem descoloração”.

Se você gosta de um visual mais chamativo, aposte nas mechas largas. Para quem prefere madeixas iluminadas ou um efeito sutil, aposte nas finas. Além da técnica, é preciso escolher a cor. Acompanhe o próximo tópico.


Como escolher o tom das mechas?

Suelen não acredita em “tom certo”, segundo a colorista: “acredito na cor em que a pessoa se sinta bem”. Por isso, as dicas da especialista em relação à escolha do tom consideram os aspectos da manutenção. Confira:

  • Mechas douradas: “ótima opção para quem quer um loiro, porém não tem tempo para investir em cuidados. Por ser uma abertura um pouco mais branda, na altura do 8, o dourado preserva o fio e você tem a possibilidade de intercalar tratamentos de qualidade em casa com uma rotina mais calma de tratamentos no salão”.
  • Loiro bege, perola e acinzentado: “as mechas mais claras, nos tons 9 e 10, exigem um nível de cuidado bem maior, com uma rotina mais intensa de tratamentos no salão”.
  • Mechas iluminadas: “exigem baixa manutenção, são um pouco mais fáceis de cuidar e com tons que agradam todos os públicos”.

“Independentemente do tom e técnica escolhidos, uma dica certeira é: cronograma capilar sempre! Inclusive em cabelos naturais”. Afinal, são as etapas de nutrição, hidratação e reconstrução que ajudam os fios a aguentarem a química da descoloração, além de garantirem a recuperação das mechas.

50 fotos de cabelos com mechas

Quer ver como as técnicas e os tons citados pela especialista ficam em diferentes texturas e comprimentos? Confira uma seleção de cabelos com mechas e salve as referências que mais combinam com você.

mechas 56

Negin Mirsalehi

Publicidade

Lembre-se que cada tipo de mecha exige cuidados específicos. Então, além de decidir o efeito que você deseja transmitir com as mechas, considere o tempo que você terá para cuidar dos fios.

Como fazer mechas sozinha

Manusear o descolorante em casa, não é a melhor opção para pessoas que não possuem um conhecimento prévio, pois o produto é forte e, quando usado erroneamente, danifica os fios. Abaixo, confira tutoriais práticos para fazer mechas sozinha:

Mechas free hand sozinha: passo a passo

Acompanhe o passo a passo da técnica mão livre. Você precisará de presilhas, para separar as mechas, e de luvas, para espalhar o pó descolorante sem machucar as mãos. O resultado é um loiro nada marcado.

Como fazer californiana no cabelo cacheado

Veja os truques para descolorir mechas no cabelo cacheado sem perder a definição. Confira as dicas da youtuber Thamires Stephane para proteger os fios. A californiana fica simplesmente linda.

Mechas contour: tutorial para fazer em casa

Confira como conseguir o efeito contour em casa. Essa também é uma alternativa para quem quer retocar o loiro, sem precisar ir ao salão. Ah, e você pode adaptar o tom conforme o seu gosto.

O processo de descoloração é bastante agressivo aos fios, então, para evitar danificações, ou cortes químicos, procure um profissional. Ainda indecisa com o tom ideal? Conheça o loiro acobreado que está fazendo sucesso!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão