Cabelos crespos: tipos de curvatura, dicas de cuidado e ideias de cortes

Gabriella Chagas

Além de um símbolo único de resistência e empoderamento, os cabelos crespos são cheios de história e ancestralidade. Como a África é um continente tropical, os primeiros africanos desenvolveram cabelos crespos para protegerem o couro cabeludo das altas temperaturas. Neste post, confira um conteúdo especial sobre os tipos de cabelos crespos, aprenda a cuidar dos fios e inspire-se com as ideias de cortes!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tipos de cabelos crespos

Bem como os formatos de rosto e corpo, também há uma diversidade enorme de tipos de fios de cabelo. Para entender melhor tudo isso, há a tabela de curvatura de fios, que denomina os cabelos lisos como tipo 1, os ondulados como tipo 2, os cacheados como tipo 3 e os crespos como tipo 4. Mas não para por aí, pois dentro dessas quatro categorias, há subdivisões em letras. O tipo 4 (os fios crespos), por exemplo, é subdivido entre os tipos 4A, 4B e 4C. Entenda cada um deles:

Tipo 4A

Quando os fios são do tipo 4A, os cachos são definidos, em formato espiral, porém, são bem pequenininhos e juntos. Além disso, as cutículas são mais finas, isso faz com que suas pontas ressequem com facilidade, por ser vulnerável ao calor e a umidade.

Tipo 4B

É comum que o cabelo 4B não tenha definição e seja fechado. Em formatos mais agudos, com alguns fios que lembram um zigue-zague, os tipos 4B são bem volumosos e pedem bastante cuidado para não ocorrer quebra.

Publicidade

Tipo 4C

O crespo 4C é aquele que cresce de forma mais aberta, para cima. Por isso, uma das suas maiores características é o volumão, como nos penteados no estilo black power, um estilo muito popular entre os cabelos 4C, que fica muito estiloso!

Tipo 5

Por ser raro, o tipo 5 nem sempre é mencionado. Ele é um tipo de cabelo que não recebe definição, mesmo com produtos próprios para esse fim. Por isso, ele é considerado um tipo “crespíssimo”.

10 dicas para cuidar de cabelos crespos

Se você tem cabelo crespo, sabe muito bem que seus fios exigem muitos cuidados, não é? Cada cuidado é fundamental para que eles fiquem lindos e protegidos, já que são os fios mais sensíveis. Às vezes, tudo parece um confuso meio a tantos detalhes, mas pode ficar tranquila, pois separamos 10 dicas essenciais para você cuidar de seus cabelos crespos do jeito que eles merecem! Veja abaixo:

1. Hidratação é a palavra-chave

cabelos crespos

Camila Nunes

Publicidade

Os cabelos crespos amam uma hidratação, já que são naturalmente ressecados. O ideal é que você invista em um cronograma capilar, incluindo também os tratamentos de nutrição e reconstrução dos fios. Mas se você não tem muito tempo disponível, faça pelo menos 1 hidratação por semana.

2. Umectação também é importante

Os fios crespos são ressecados naturalmente devido a suas curvaturas. Como o formato espiral não permite que a oleosidade da raiz desça para o comprimento e pontas dos cabelos, é normal que o cabelo crespo seja mais seco. Aí que está a importância da umectação, uma técnica para aplicar óleo em todo o cabelo, enluvando o comprimento e pontas dos fios e massageando o couro cabeludo. Basta fazer esse processo e deixar o produto agir por algumas horas. A técnica ainda estimula o crescimento dos fios.

3. Nada de água quente!

Cabelos crespos 4

iStock

Seu crespo mandou avisar que detesta água muito quente, viu? Lavar os fios com temperatura alta danifica a fibra do cabelo e ainda remove a oleosidade natural, que é muito importante para combater o ressecamento. Então, faça as lavagens com água fria ou em temperatura ambiente.

Publicidade

4. Alterne os dias de lavagem

São vários cuidados a serem tomados no processo de lavagem dos cabelos crespos. Primeiramente, lave seus fios dia sim, dia não. Não é necessário fazer isso diariamente, já que os fios perdem sua oleosidade com o excesso de lavagens e cabelos crespos e cacheados já possuem pouca oleosidade natural.

5. Utilize produtos próprios para cabelos crespos

Invista em shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento e finalizadores próprios para crespos. Shampoos com fórmulas específicas para diminuir a oleosidade do cabelo podem agredir os fios crespos, por exemplo. Então, preze sempre por limpezas menos agressivas.

6. Não seque seus cabelos crespos com a toalha

O tecido da toalha ajuda a aumentar o frizz do cabelo, então opte por secá-lo com tecidos de algodão. Uma camiseta velha dá super certo! Ah, lembre-se de não fazer muita fricção, pois isso danifica os fios naturalmente sensíveis.

7. Aprenda a técnica correta para finalização

Há várias técnicas para finalizar o cabelo e dar o bom volume e definição, seja o plopping, a fitagem, o dedo liss ou a texturização, por exemplo. Tudo depende da curvatura dos seus fios, por isso é tão importante conhecê-los. Fazer uma boa finalização irá garantir que o day after de seu cabelo seja de qualidade, assegurando que seu crespo continue lindo no dia seguinte. Teste várias finalizações até encontrar a sua!

8. Faça sua própria misturinha revitalizante

Imagine acordar e o cabelo estar no #BadHairDay, todo desalinhado? Não é legal e nem sempre dá tempo de fazer uma nova finalização. Por isso, tenha sempre em mãos uma misturinha para revitalizar os fios. Tudo que você precisa é de um borrifador, um leave-in, água e algum óleo que você goste. Basta misturar os três componentes e a fórmula estará pronta para borrifar quando necessário, revitalizando seu crespo.

9. Use touca e fronha de cetim

As toucas e fronhas de cetim estão na moda e são muito úteis para as crespas, cacheadas e onduladas. Como o cetim é um tecido liso e macio, ele ajuda a diminuir o atrito entre cabelo e o travesseiro, além de evitar o desgaste da fibra capilar, resultando em um day after bem melhor!

10. Inclua o pente-garfo em sua rotina capilar

O pente-garfo não é só um símbolo de resistência. Ele é um super aliado, pois promove volume e forma ao seu crespo. É super fácil de usar e pode ser encontrado em diversos materiais, como madeira, plástico ou metal. Se você quer arrasar com um crespo de respeito, não fique sem o pente-garfo!!

As dicas acima são infalíveis para quem quer arrasar com seus cabelos crespos. Aplique-as em seu dia-a-dia, lembrando sempre que tudo se trata de teste! Portanto, ao testar diversas dicas e formas para cuidar do seu cabelo, você encontrará a melhor maneira.

Saiba mais sobre cabelos crespos

Agora que você já sabe como identificar os tipos de crespo e anotou as dicas para cuidar bem dos seus cabelos, entenda mais sobre as características dessa curvatura e como colocar os cuidados em prática. Separamos 4 vídeos que vão te ajudar muito:

Cabelos crespos: o que ninguém te contou

Todo o processo de autoconhecimento e valorização da beleza de seus cabelos crespos é edificante, mas também pode ser cansativo, já que há vários estigmas que reforçam a ideia de que cabelos crespos são irregulares e problemáticos. Este vídeo reúne dicas e informações muito importantes que vão te ajudar a aceitar seu crespo do jeito que ele é, além de dar que ele merece.

Qual é o melhor creme para cabelos crespos?

Uma das dicas que você conferiu neste post é sobre escolher bem os produtos que você vai usar no seu crespo. Mas como saber o que é ideal para você? Depende! No vídeo acima, você irá entender porquê alguns cabelos preferem cremes mais espessos e outros os de consistência mais leve.

Transição capilar: dicas para passar pelo processo

Muitas mulheres cacheadas e crespas encaram a chapinha e a química para alisar seus cabelos, até que chega o desejo e a coragem de passar pelo processo de transição capilar. Para uma mudança como essa, que exige tempo e motivação, nada melhor do que se inspirar e ser acolhida, não é mesmo? Por isso, neste vídeo, várias mulheres crespas compartilham suas vivências e dão dicas de como passar pela transição capilar. Assista!

Aprenda a fazer penteados lindos e fáceis para seus cabelos crespos

Sabe aqueles dias em que o cabelo não está tão legal, o day after não deu muito certo ou você só quer dar uma repaginada simples e prática? Os penteados nos salvam nessas horas, e não precisam ser super elaborados para que fiquem bonitos. O vídeo acima te dá dicas de penteados fáceis e estilosos para você arrasar com seus cabelos crespos!

Cuidar dos cabelos crespos não é uma tarefa tão fácil assim, mas com todas as dicas que compartilhamos com você, pode acreditar que você vai arrasar!

Cortes para cabelos crespos

Outra preocupação das crespas é sobre qual corte é ideal para seus cabelos. Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que essa decisão deve ser pautada, especialmente, pelo que te faz bem, e não pelo que os padrões sociais determinam. Essa ideia de que cabelos crespos precisam ser “domados” já está ultrapassada. Para te ajudar nessa missão, selecionamos 10 tipos de cortes de cabelos crespos que vão te inspirar!

1. Com o corte ideal, seus cabelos crespos vão abalar!

2. Você pode valorizar o volume natural

3. Ou destacar seus fios com uma boa definição

4. Também é possível fazer os dois!

5. Um corte em camadas é ideal para quem busca por mais volume

6. O corte em formato de coração também traz o volumão e é tendência na gringa

7. Se quiser ousar, aposte em um pixie cut com risca lateral

8. O volume natural sem definição pode ser valorizado com um corte desfiado

9. Os cabelos crespos são versáteis demais para serem limitados

10. O que importa é se sentir linda e livre para definir o seu crespo da forma que você preferir!

Se você gostou das dicas e sugestões de cortes, aproveite também para se inspirar em lindos penteados para cabelos crespos.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão