Como usar a cafeína na pele para além da máscara de café

Envato

O aparecimento de “receitinhas caseiras milagrosas” passou a ser frequentemente divulgado graças a atual valorização da rotina de skincare nas redes sociais. Uma dessas receitas é a máscara de café para o rosto. Mas será que ela realmente funciona? Confira a explicação da dermatologista Suellen Tórmina, que comenta qual a melhor forma de utilizar a cafeína no cuidado da pele.

Publicidade

A máscara de café é boa para pele?

Segundo a Dra. Suellen, é verdade que a cafeína tem vários benefícios para saúde da pele. Inclusive, a esfoliação pode ajudar na remoção de impurezas, deixando a epiderme uniforme. Porém, “é possível que não tenhamos esses benefícios da cafeína pela esfoliação cutânea com a borra do café“, discorre Dra. Suellen.

Segundo ela, “a indústria farmacêutica tem estudado diversas maneiras para utilizar a cafeína em produtos de pele”, sendo que a esfoliação com a máscara de café ainda não é uma das formas comprovadas.

Além disso, é necessário frisar a importância de um acompanhamento com um profissional capacitado antes de utilizar métodos de esfoliação ou skincare caseira. Dessa forma, é possível evitar erosões na pele, devido ao tamanho do grânulo escolhido para prática e a força aplicada no movimento.

Publicidade

Como utilizar a cafeína na rotina de skincare da forma correta?

máscara de café 4

Canva

Dra. Suellen conta que a melhor forma de utilizar os benefícios da cafeína é por meio de produtos cosméticos. “Para pacientes com indicação, costumo utilizar a cafeína em fórmulas associadas a outros ingredientes, em porcentagem adequada e com melhor biodisponibilidade”. Conforme a dermatologista, o café pode trazer diversos ganhos na saúde da pele se usado corretamente, por ser:

  • Estimulante;
  • Antioxidante;
  • Regenerador celular;
  • Revitalizante da pele;
  • Combate os radicais livres.

A Dra. também ressalta a necessidade da aplicação contínua dos produtos no cuidado da pele, já que “esses efeitos são obtidos pela constância de seu uso e não apenas pelo uso esporádico”. Assim, veja os produtos recomendados pela dermatologista no próximo tópico.

5 produtos com cafeína para integrar sua rotina de skincare

Para uma rotina de skincare com bons resultados, é importante utilizar outros produtos, além das receitinhas caseiras. Sendo assim, algumas vezes é interessante investir em produtos confiáveis e dermatologicamente testados. Confira algumas opções:

Publicidade

  • Sérum Facial Vegano Aversa: o sérum promete revitalizar e iluminar a pele, proporcionando uma aparência mais saudável e radiante para o rosto, combatendo os sinais do envelhecimento precoce;
  • Sérum Principia: com ajuda dos benefícios da cafeína, o produto reduz e uniformiza a pigmentação da derme, clareando manchas escuras e diminuindo olheiras e bolsas. Além disso, o produto é bem democrático, porque combina com os diversos tipos de pele;
  • Antioxidante Hidratante Sallve: os efeitos da vitamina C combinados com a cafeína hidratam a pele, controlando a oleosidade, minimizando poros dilatados e reduzindo os cravos. Os produtos da sallve são veganos, pois não possuem matérias-primas de origem animal e os compostos são testados apenas in vitro;
  • Máscara Super Renovadora Sallve: a máscara renovadora suaviza cicatrizes de acne, linhas finas e manchas, deixando a pele hidratada e radiante. Além disso, o produto age em 15 minutos e promete efeito imediato;
  • Hialu + Cafeína Botik Creme Concentrado O Boticário: para quem busca um produto focado para regiões dos olhos, essa é a opção ideal. Ele reduz bolsas abaixo dos olhos e pigmentação das olheiras, deixando a pele ao redor dos olhos mais firme.

Assim como a máscara de café, outras receitinhas caseiras de skincare estão espalhadas pela internet. Se você gosta, que tal conferir receitas de máscara facial? Mas não se esqueça de se consultar com um profissional capacitado e pesquisar a fundo os benefícios da receitinha que você está pensando em testar.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão