Babosa no rosto: saiba quais são os 5 benefícios da planta que vão mudar sua pele

Envato

A Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma planta rica em nutrientes e vitaminas, geralmente usada para fins medicinais e estéticos. Grande aliada da beleza, o uso da babosa no rosto traz diversos benefícios para a pele, como hidratação, clareamento de manchas, etc. Neste post, você vai descobrir todos os benefícios da planta, aprender como usá-la na sua rotina de skincare e muito mais. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Benefícios da babosa no rosto

babosa no rosto

Envato

Além de ser uma planta medicinal muito eficiente, a babosa também é uma poderosa aliada em tratamentos de beleza. Com efeito hidratante, a Aloe Vera é muito usada em seu estado natural, principalmente em receitas caseiras para tratar pele e cabelos ou como principal ativo de cremes, pomadas e remédios. Além de seu poder de hidratação, a babosa traz diversos outros benefícios para a pele. Segundo a dermatologista Christiane Radaic, CRM SP 85807, “sua principal ação é hidratante, além de calmante, cicatrizante e anti-inflamatório”. A seguir, confira quais são os 5 principais benefícios do uso da babosa no rosto.

  • Hidrata a pele: “a babosa é composta por uma substância chamada mucilagem (baba) que, por sua característica em reter a água, deixa a pele mais macia e hidratada”.
  • Clareia manchas:“a pele de quem possui manchas tem uma alteração na composição das gorduras que fazem parte do seu manto lipídico. Assim, a babosa ajuda a diminuir essas manchas graças ao seu poder de hidratação. O simples fato de cuidar da pele com um produto anti-inflamatório e hidratante já ajuda no processo, mas não dispensa nosso principal cuidado numa pele com tendência às manchas: filtro solar aplicado três vezes ao dia”.
  • Melhora a acne: “a pele acneica também é uma pele inflamada e, como a babosa diminui o processo inflamatório, pode haver uma melhora. Outro ponto: a pele com acne também precisa ser hidratada e a Aloe Vera o faz sem deixá-la mais oleosa”.
  • Previne rugas e reduz as linhas finas da pele: “a babosa pode estar envolvida na ativação do fator de crescimento de fibroblastos (a célula que produz colágeno) e na ativação de sistemas antioxidantes. Por isso, ela é ótima para combater rugas e linhas de expressão”.
  • Cicatrizante: “melhora a imunidade da pele, provavelmente à custa do germânio, um mineral encontrado na planta (daí seu uso em formulações pós-sol e psoríase)”.

Apesar de todos esses benefícios, a doutora Cristiane Radaic alerta sobre o uso errado da planta. “A Babosa é aquela planta super versátil que tem sido usada há séculos por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, tanto por via oral quanto tópica. Mas, apesar de ser muito popular, pode ser perigosa sim, pois sua ingestão já foi associada a intoxicações severas, principalmente do fígado. Já na pele, seu uso pode causar dermatites de contato que se manifestam como irritações leves, coceiras e até a formação de bolhas”, finaliza.

Publicidade

Como usar babosa no rosto: máscara caseira para hidratar e clarear a pele

babosa no rosto 4

Envato

Existem muitas formas de usar a babosa no rosto. Você pode usá-la pura e aplicá-la diretamente na pele ou misturar com outros ingredientes e fazer uma super máscara caseira. A dermatologista Cristiane Radaic compartilhou uma receitinha especial que, além de hidratar, ajuda a clarear e a uniformizar a pele. Para fazer a mistura você vai precisar de: uma folha de babosa, um creme hidratante e óleo de coco. Confira o passo a passo da receita:

  1. Pegue a folha de babosa e, com a ajuda de uma faca, abra ela em seu maior eixo;
  2. Raspe todo o gel da babosa e deposite em um recipiente;
  3. Misture o gel da babosa com seu creme facial favorito;
  4. Adicione 3 gotas de óleo de coco;
  5. Aplique no rosto e deixe agir por cerca de 20 minutos;
  6. Enxágue com água gelada ou morna.

Para potencializar ainda mais o efeito da máscara, a doutora Cristiane indica deixar a mistura por um tempo na geladeira antes de aplicar no rosto: “Se a mistura estiver geladinha, sua pele vai gostar ainda mais da babosa, pois, além de dar uma sensação refrescante, a temperatura também ajuda a diminuir os poros e facilita que os nutrientes da máscara penetrem a sua pele. Ah: a pele tem que estar limpa antes de aplicar a máscara, ok? Logo depois, você estará pronta pra desfilar por aí com a pele renovada, hidratada e cheia de glow”, finaliza a doutora.

7 dúvidas sobre o uso de babosa no rosto respondidas pela dermatologista

Apesar de a babosa ser uma planta usada há centenas de anos, o seu uso para fins estéticos ainda causa uma série de dúvidas. Pensando nisso, a médica dermatologista Cristiane Radaic respondeu a 7 perguntas sobre o uso da Aloe Vera no rosto. Confira!

Publicidade

1. Pode usar a babosa diretamente na pele? “Depende se a pele for sensível ou não. Uma dica é misturá-la a um hidratante ou creme que você já goste. Mas, se sentir o mínimo desconforto, remova com água fria abundante e observe sua pele. Se houver sinais de irritação ou alergia (o que é possível com qualquer produto ou fitoterápico), o dermatologista deve ser consultado”.

2. Quanto tempo ficar com a babosa no rosto? “Cerca de 20 minutos. O ideal é aguardar a goma secar para que a remoção seja mais fácil”.

3. Pode dormir com máscara de babosa no rosto? “Não, as máscaras foram feitas para serem usadas por curtos períodos, exceto por orientação médica”.

4. Passar babosa no rosto rejuvenesce? “Apesar de não existirem trabalhos científicos que corroboram essa afirmação, a babosa ajuda na ativação de fibroblastos, uma célula responsável pela produção de colágeno, substância que aumenta a elasticidade da pele, previne e combate sinais do envelhecimento como rugas e linhas de expressão”.

Publicidade

5. Há alguma contraindicação? “Peles muito sensíveis ou com tendência à alergia e ferimentos abertos não devem usar a babosa diretamente no rosto”.

6. Qual a frequência de uso recomendada? “Não há consenso estabelecido, depende da necessidade individual. Geralmente indicamos o uso de máscaras de uma a duas vezes por semana”.

7. Pode deixar a babosa na geladeira? “Sim. Ao usar qualquer máscara ou creme geladinho, os vasinhos da pele se contraem e a pele descongestiona. Isso ajuda sua pele a absorver ainda mais os nutrientes presentes na máscara. Por isso, você pode deixar a babosa na geladeira por até 5 dias consecutivos”.

Quem não tem a pele sensível pode usar a babosa diretamente no rosto sem a necessidade de misturá-la a outros ingredientes. Você pode retirar o gel da planta, depositá-lo em um potinho e aplicá-la no rosto com os dedos, sempre fazendo movimentos circulares. Outra forma de usar a Aloe Vera é cortando as folhas da babosa em pequenos pedaços e aplicá-la diretamente no rosto.

Mais formas de usar babosa no rosto

Além de usar a babosa como ingrediente da sua máscara de hidratação caseira ou aplicando-a diretamente na pele, existem várias outras formas interessantes de usar a planta no rosto. Confira nos vídeos outras receitas de hidratação incríveis.

Máscara caseira com babosa para acabar com as rugas e linhas de expressão

A doutora Patrícia Elias explica todos os benefícios do uso da babosa no rosto e no cabelo e compartilha uma receitinha caseira simples e barata que ajuda a hidratar a pele, além de combater rugas e linhas de expressão.

3 formas simples e baratas de usar a babosa no rosto

Neste vídeo, Isa Mantini – influenciadora e youtuber – compartilha 3 receitas diferentes de máscaras faciais caseiras, utilizando a babosa como ingrediente principal. Confira!

Máscara caseira poderosa com babosa e óleo de rosa mosqueta

A influenciadora Joyce Vighochi explica os principais benefícios do uso da babosa no rosto e mostra duas formas simples de usar a planta no rosto. Ela também compartilha uma receita de máscara de hidratação caseira com óleo de rosa-mosqueta, que ajuda a clarear manchas, combate a acne, rugas e muito mais.

Veja o quando se usa babosa no rosto por 5 dias seguidos: resultados surpreendentes!

Aqui, a influenciadora Vivian Nascimento faz um teste utilizando a babosa pura no rosto por 5 dias consecutivos. Após a experiência, a youtuber se surpreendeu positivamente com os resultados obtidos.

O uso da babosa no rosto traz diversos benefícios para a pele, como clareamento de manchas, hidratação, combate à acne e ao sinais da idade – rugas e linhas de expressão. Por ser um ingrediente barato e fácil de encontrar, seu uso nas receitas de máscaras de hidratação caseiras, como removedor de maquiagem, entre outros, é muito popular. Se você, além prezar pela beleza da sua pele, gosta de receitas caseiras, veja 10 receitas poderosas de hidratação com babosa para você testar.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão