Aprenda como tirar mancha de espinha e cuidar da pele

Envato

As manchas de espinhas podem piorar após espremê-las ou após se expor ao sol sem protetor solar. Além disso, podem permanecer por muito tempo e afetar a autoestima e a vida social. Por isso, saiba como tirar mancha de espinha, quais os métodos indicados pelo dermatologista Dr. Luann Lôbo (CRM: 173837-SP), assim como os procedimentos caseiros não recomendados pelo profissional.

Publicidade

Métodos para tirar manchas de espinha

Não sabe como tirar mancha de espinha? O dermatologista citou os principais métodos para clarear a pele e deixá-la mais saudável. Confira!

Como tirar mancha de espinha com peelings

Conforme o dermatologista, os peelings “consistem na aplicação de substâncias com capacidade renovadora que estimulam a renovação de camadas da pele e, consequentemente, melhoram o aspecto das manchas”. O médico informou que existem diversas categorias e potências de peelings, por exemplo, “substâncias como o ácido retinoico e o ácido glicólico”.

Como tirar mancha de espinha com Laser

Já o laser é um tratamento alvo-específico, sendo uma boa alternativa para atenuar as manchas causadas por espinhas. “Quando desejamos clarear manchas provocadas por acne, elegemos lasers que atuam diretamente na melanina degradando-a. Geralmente, algumas sessões são necessárias para resultados satisfatórios”. A quantidade de sessões dependerá do tipo de mancha e da avaliação do dermatologista.

Publicidade

Como tirar mancha de espinha com MMP

O MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) é uma técnica que facilita a penetração de ativos no rosto para melhorar as manchas causadas por melasma e também por espinhas. “Criamos canais de permeação de ativos clareadores e renovadores na pele por meio de técnicas de multi-agulhamento”. Dessa forma, “ocorre o que chamamos drug-delivery”, ou seja, nesses canais os ativos são penetrados diretamente na pele para tratar as manchas.

Como tirar mancha de espinha com microagulhamento

O microagulhamento é outra técnica citada pelo dermatologista para tratar manchas no rosto. Segundo o profissional, por meio de pequenas perfurações, os ativos clareadores são aplicados no interior da pele. Assim, as substâncias são absorvidas de forma mais eficiente trazendo melhores resultados. Porém, o Dr. Luann ressaltou que, “tanto o MMP quanto o microagulhamento devem ser realizados em consultório médico e dermatológico especializado”.

Cremes, séruns e loções

Conforme comentou o especialista, existem diversas substâncias que podem ser usadas em uma rotina de skincare para promover o clareamento de manchas provocadas pelas espinhas. “Os alfa-hidroxiácidos (ácidos glicólico, mandélico, lático, etc.), retinoides e antioxidantes são alguns exemplos de substâncias capazes de promover este clareamento, além do filtro solar”. O dermatologista disse que essas “substâncias clareadoras previamente citadas estão disponíveis em diferentes veículos, como cremes, séruns, loções, etc.”

Como visto, tem como tirar mancha de espinha mancha de espinha e conquistar uma pele mais uniforme e saudável. Agora, confira métodos caseiros não indicados pelo médico e que podem piorar o quadro.

Publicidade

Métodos não indicados para como tirar manchas de espinha

Existem diversas receitas milagrosas circulando pela internet prometendo tirar mancha de espinha. No entanto, esses tratamentos caseiros podem causar efeito rebote e prejudicar a pele. Conforme o dermatologista, os principais métodos não indicados que muitas mulheres testam são esfoliantes à base de açúcar e mel, e o uso de limão.

Segundo o Dr. Luann, os esfoliantes à base de açúcar e mel não costumam ser efetivos para clarear manchas na pele e podem piorar o quadro de hipercromia. “A esfoliação atua apenas na camada mais superficial da pele e, se vigorosa especialmente em peles mais sensíveis, pode gerar um trauma capaz de agravar as manchas”.

Já com o limão, o especialista comentou que, apesar da fruta possuir algumas propriedades antioxidantes, o uso rotineiro para tirar mancha de espinha não é recomendado. “Pode levar a queimaduras e, consequentemente, ao surgimento de mais manchas, sobretudo, em peles mais sensíveis e naquelas expostas à radiação UV.”

Como informado pelo médico, há tratamentos caseiros populares para clareamento de manchas classificados como “renovadores”. Porém, além de não serem eficazes, ainda podem prejudicar ainda mais a pele. Dessa forma, sempre use produtos indicados pelo seu dermatologista.

Publicidade

7 produtos para tirar manchas de espinha

Existem diversos produtos que prometem tirar mancha de espinha, mas você sabe qual o melhor? Conheça os principais produtos com base na opinião de usuárias e que contém os ativos citados pelo dermatologista:

1. Azelan em Gel – $$

O primeiro produto da lista é um gel composto pelo ativo ácido azelaico – uma substância com ação antibacteriana que auxilia no tratamento da acne, cravos pretos e brancos. Além disso, o ativo ajuda a amenizar as manchas causadas por espinhas e pode ser usado durante a gravidez.

“As minhas manchas e espinhas diminuíram bastante como vocês podem ver, principalmente na área da minha testa – tinha um monte de manchas pretas e olha como está agora. Tem só uns pontinhos de algumas espinhas, mas as manchas pretas diminuíram bastante.” – Vanessa Marcal

2. Ácido Glicólico Creamy – $$

Como tirar mancha de espinha com esse produto? O ácido glicólico é um dos ativos mais conhecidos quando o assunto é tratar manchas na pele, inclusive causadas por espinhas. O produto da Creamy é indicado para amenizar a hiperpigmentação e controlar o brilho e oleosidade da pele. Assim, você pode incluir este produto na rotina de skincare noturna, mas é importante não esquecer de aplicar o protetor solar indicado para o seu tipo de pele durante o dia.

“O que eu sinto de mudança na minha pele: é uma pele muito mais aveludada, tem um toque mais macio e mais sedoso. Eu notei uma diminuição dos poros nesta área da bochecha e, claro, a mudança total de cor das manchas que ficaram por causa da acne, né? […] Eu vejo uma grande diferente entre tom e tamanho das manchas.” – Marieli Mallmann

3. Corretor Facial Antiacne Clareador Vichy Normaderm – $$$

A Vichy é uma das marcas de dermocosméticos mais populares quando se trata de cuidados com a pele acneica. A marca desenvolveu a linha Normaderm, ideal para este tipo de pele e, principalmente eficaz para tratar as manchas causadas por espinhas. O produto é formulado com ácido salicílico e pode ser usado em pele sensível.

“Gente a minha pele melhorou muito! Eu gostei, funcionou para mim com o protetor solar, eu espero que seja uma dica, uma salvação para alguém que também esteja com a pele manchada. […] A mancha que foi o principal fator que eu comprei esse produto, melhorou muito!” – Carol Ramos

4. Sérum Corretor Antiacne Avène Cleanance Comedomed – $$$

Os séruns são produtos com textura leve e de rápida absorção, ou seja, muito indicado para quem tem a pele oleosa e com espinhas. Por esse motivo, o produto da Avène é muito usado para o tratamento da acne pré-existente e para prevenir o surgimento de novas lesões. Além do mais, possui ação calmante, antioxidante e anti-irritante e pode ser aplicado pela manhã e à noite, ou de acordo com orientação do dermatologista.

“E em relação à recuperação (P.S: minha acne deixa sempre cicatriz e demora muito a melhorar o aspecto) da acne, juro por Deus, ele melhorou demais o aspecto das minhas cicatrizes, um dos melhores produtos que já usei para recuperar a minha pele.” – Dicas, make, pele e beleza

5. Sérum Concentrado Clareador e Antioxidante Bioderma – $$$$

O sérum da Bioderma é formulado com ácido glicólico, ácido salicílico e vitamina C fresca – esse trio poderoso de ativos acelera a renovação celular e ajuda a atenuar manchas causadas por espinhas. Dessa forma, a pele fica mais uniforme, macia e radiante. Segundo a marca, os primeiros resultados começam a aparecer em até 4 semanas de uso diário.

“Eu estava com algumas manchinhas por conta de acne – não sei se todo mundo sabe, mas a minha pele toda vez que nasce uma acne, ela pigmenta, mesmo eu tomando todos os cuidados […] – então, eu optei por usar esse produtinho para ver se acelerava esse processo para clarear essas manchinhas. E ajudou demais, em duas semanas eu já vi um resultado significativo.” – Rotina da Beleza

6. Sérum Vichy Liftactiv AOX Concentrate – $$$$

Este sérum da Vichy, além de ter a função anti-idade, ainda possui vitamina C, ou seja, conta com um poderoso ativo que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e ainda atua melhorando a tonalidade da pele. Então, se você busca um produto para reduzir manchas de espinhas e melhorar o viço da pele, esse sérum pode te ajudar.

“A tonalidade da pele ficou mais uniforme, a pele ficou mais bonita. […] Eu achei que o produto da Vichy clareou mais minhas manchas de acne […]. Eu fiquei muito surpresa com isso.” – Carol Ramos

7. Sérum Ultra concentrado Effaclar La Roche Posay – $$$$$

A La Roche Posay é outra marca bem conhecida no mercado de dermocosméticos, não só pela variedade de produtos, mas pela qualidade. O produto desenvolvido pela La Roche contém em sua fórmula o ácido salicílico e o ácido glicólico – dois poderosos ativos que reduzem a oleosidade da pele, promovem renovação celular e atuam clareando as manchas de espinhas. Para usá-lo, basta aplicar 3 gotas de manhã e à noite e não esquecer de usar o protetor solar diariamente.

“[As manchas] são mais difíceis de tratar do que as próprias espinhas, mas com um produto ideal, a gente consegue amenizar e eu comprovei com vocês nas fotos que eu tive um resultado incrível em 28 dias. Gente, é verdade, eu estou super apaixonada. A minha pele ficou zero sensível, zero ressecada, pelo contrário, a minha pele ficou muito hidratada, melhorou o viço, melhorou o brilho.” – Suellen Neves

Agora que você já sabe como tirar mancha de espinha, consulte um dermatologista para esse profissional indicar o método mais adequado para o seu caso. Aproveite e saiba mais sobre a pele oleosa e fatores que contribuem para esta condição!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão