10 melhores marcas de vitamina C para o rosto, benefícios e como usar

Escrito por
Em 19.02.21

A vitamina C para o rosto é um ativo que pode ser incluído na rotina de cuidados diários com a pele, pois proporciona benefícios significativos para a cútis. Consultamos a dermatologista Dra Renata Marques (RQE 20486), que falou mais sobre seus benefícios e como usá-la. Confira também os melhores produtos de acordo com a avaliação de usuárias. Acompanhe na matéria!

iStock

Índice do conteúdo:

Para que serve a vitamina C para o rosto

A vitamina C como produto tópico previne o envelhecimento cutâneo precoce, manchas na pele, entre outros benefícios. De acordo com a dermatologista “a vitamina C tópica ou ácido ascórbico, não é sintetizada pelo ser humano, sendo necessária a ingestão diária. Todos podem usá-la, mesmo quem tem a pele mais oleosa, pode ser usada em compostos apropriados para esse tipo de pele e deve ser usada a partir dos 20 anos.”

Os benefícios da vitamina C para o rosto

iStock

  • Potente antioxidante: por ser um potente antioxidante, a vitamina C neutraliza a ação de radicais livres.
  • Estimula síntese de colágeno: estimula a formação de novas fibras de colágeno, o que contribui para prevenir o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez da pele.
  • Ação clareadora: graças às suas propriedades clareadoras, a vitamina C para o rosto previne o surgimento de rugas e ajuda no clareamento de manchas na pele.
  • Previne o envelhecimento precoce: por ser um poderoso antioxidante, o produto previne o envelhecimento cutâneo e deixa a pele mais luminosa.
  • Potencializa a ação do filtro solar: a vitamina C potencializa a fotoproteção contra os raios raios UVA e UVB e poluição.
  • Trata rugas finas: além de prevenir o envelhecimento precoce da pele, esse ativo trata rugas finas e deixa a pele mais firme.
  • Indicada para todos os tipos de pele: até pessoas com a pele oleosa podem usar a vitamina C no rosto. Pois esse ativo pode ser encontrado em compostos adequados para todos os tipos de pele.

Como vimos, a vitamina C traz ótimos benefícios para a pele e pode ser facilmente encontrada em diversos formatos como sérum, creme, loção, gel, etc.

Como usar a vitamina C para o rosto

A seguir, você confere os principais passos de como usar a vitamina C no rosto diariamente. Confira:

1. Aplicação da Vitamina C

”De manhã ou à noite, aplique na face uma quantidade que equivale a um grão de ervilha. Deve ser usada de 1-2 vezes ao dia seguindo a orientação de um(a) dermatologista”, orienta a Doutora Renata.

2. Uso diurno

A dermatologista informa que a vitamina C pode ser usada pela manhã após a limpeza da pele. “A vitamina C potencializa as células fotoprotetoras e pode ser usada antes de aplicar o filtro solar, após a limpeza e tonificação da pele”, explica.

3. Uso noturno

A Vitamina C pode ser usada à noite, após a limpeza facial e, de acordo com a dermatologista, se for uma pele mais envelhecida, provavelmente necessitará de um retinoide ou ácido glicólico para complementar. Já a pele mais jovem, poderá usar somente a vitamina C para tratar e hidratar a pele. Mas, tudo depende da avaliação de um(a) dermatologista.

Como já foi dito anteriormente é importante consultar um(a) profissional para prescrever um produto com vitamina C adequado para o seu tipo de pele.

Top 10 vitaminas C para o rosto que prometem pele viçosa e saudável

No mercado de cosméticos há muitas marcas que prometem diversos benefícios, mas será que são realmente eficazes? Confira as melhores marcas com base na avaliação de blogueiras que testaram os produtos:

1. Vitamina C 10 Antioxidante Tracta – $

A Vitamina C da Tracta possui textura em sérum, adequada principalmente para quem tem pele oleosa, pois possui rápida absorção e penetra de forma imperceptível na cútis. Além disso, possui ação clareadora, previne sinais da idade e reduz linhas finas. O produto também promete proporcionar hidratação prolongada por até 24 horas.

“Em mim eu senti sim a diferença, embora eu não tenha muitas manchas e nem sinal de idade. Mas serviu como hidratante, evitou deixar mancha de acne e a remover a sua vermelhidão, além de poder ser usado antes do protetor solar para potencializar o seu efeito.” – Mundo Perdido da Carol

2. Sérum Facial Vitamina C pura Vult – $

Conhecida principalmente por ter uma linha de esmaltes e maquiagens, a Vult também lançou um produto facial com Vitamina C para o rosto. O sérum da marca ajuda a aumentar a produção de colágeno na pele, combate os radicais livres e previne o envelhecimento. Usando o produto diariamente e de acordo com as instruções, traz excelentes resultados e deixa a pele mais firme e radiante.

“De modo geral, essa foi a primeira vitamina C que usei, confesso que gostei muito, estou usando há 30 dias e já percebi diferença em minha pele em relação a poros e oleosidade. Como minha pele é muito oleosa, prefiro usar durante o dia antes da maquiagem e percebi que minha make durou mais tempo e os poros deram uma disfarçada boa.” – Fran Assis

3. Complexo Facial Vitamina C Payot – $$

Para quem tem a pele oleosa, a Vitamina C da Payot é ideal, pois a sua formulação é leve, absorve rapidamente na pele e é livre de óleos. Entre os principais benefícios desse sérum estão: melhoria da textura da pele deixando-a mais lisinha, redução de rugas e linhas de expressão, é um ótimo uniformizador e clareador de manchas.

“Sim. A vitamina C Payot funciona e é muito boa, na minha opinião. Eu não usei o produto para combater manchas ou linhas de expressão, pois minha pele é ainda bastante jovem e, por enquanto, não preciso tratar esses problemas.” – Mellanie Novais

4. Sérum Facial Hyaluron-Filler Vitamin C Eucerin – $$$

O produto possui 10% de vitamina C pura, um poderoso antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres e os primeiros sinais de envelhecimento. Além disso, a marca promete uma pele com aspecto mais suave e radiante com apenas 7 dias de uso. O produto é indicado para todos os tipos de pele e para quem não gosta de produtos com cheiro mais forte, esse possui fragrância bem suave.

“O resultado foi um ótimo clareamento geral da pele, já que a vitamina C reforça a ação de proteção contra a radiação UV. Meu melasma na testa está bem menos contrastante (estou tentando melhorar essas manchas desde o primeiro semestre deste ano e só agora achei que houve uma melhora).” – Mulher sem Photoshop

5. Vitamina C Renew Super Concentrado Avon – $$$

A linha Renew da Avon já é bem conhecida pelos cuidados com a pele do rosto. A marca não ficou para trás e lançou a vitamina C superconcentrada para turbinar a pele. O produto promete proporcionar aparência mais jovem e reduzir as linhas de expressão.

“Estou adorando muito, real mesmo, gente! Mesmo usando ele há pouco menos de um mês já senti diferença na textura da pele e, principalmente, na questão das manchinhas, na uniformidade e luminosidade da pele.” – Beauty Terapia

6. Sérum Intensivo Multiclareador Natura – $$$

Esse sérum da Natura possui uma combinação potente de ativos, incluindo a vitamina C, um ativo cheio de benefícios para a pele. O produto promete uma pele macia e aveludada com poucos dias de uso, além disso, ele possui ação clareadora eficaz em diferentes áreas escurecidas do rosto e estágios de formação.

“Usei 1 vez ao dia, sempre à noite – seguindo a recomendação da Natura. É um produto bem forte (mesmo que a concentração dos ingredientes não seja tão alta, a associação deles faz com que a ação do produto seja potente), por isso acho que é melhor mesmo ser usado à noite.” – Mulher sem Photoshop

7. Derma Complex Concentrado Vitamina C 20 Adcos – $$$$

A vitamina C da Adcos é um potente concentrado que combina 8 ativos antioxidantes capazes de reduzir rugas, devolver a firmeza e o viço da pele. Além do mais, possui ação detox, anti-inflamatória e proporciona uma pele hidratada e uniforme.

“Tenho usado há alguns meses (antes usava o concentrado C20 em emulsão), e como já disse anteriormente, sinto minha pele radiante, com uma textura mais fina, além de ter suavizado algumas ruguinhas que estão querendo se fixar nessa cútis aqui!” – Ana sendo Flávia

8. Vitamina C Liftactiv AOX Concentrate Vichy – $$$$

Sabemos o quanto a pele sofre com o estresse causado no dia a dia e o resultado disso são sinais de envelhecimento precoce. Pensando nisso, a Vichy lançou um concentrado de vitamina C para o rosto cheio de vantagens. O produto reduz linhas finas, uniformiza o tom de pele e atua combatendo a ação dos radicais livres.

“Desde a primeira aplicação já dá para perceber a pele com tom mais vivo, mas nada mais de diferenças visíveis. Já o resultado após os 10 dias indicados é ótimo, a pele fica mais tonificada e com tom mais iluminado, além de parecer mais saudável. Então, em minha opinião, o produto cumpre com o proposto.” – Camila Oto

9. Sérum Anti-Idade La Roche-Posay – Salicyli C10 – $$$$$

A vitamina C da La Roche-Posay é indicada para pele sensível, oleosa e acneica, pois de acordo com a marca, possui rápida absorção e textura adequada para esse tipo de pele. Além de proporcionar uma pele renovada, mais uniforme e saudável.

“Ela demora muito a secar na minha pele, e quando seca, não seca totalmente. Não me deu nenhuma reação de acne, nem irritação. Aliás, quanto a ação imediata de hidratação do produto não posso reclamar, é ótima! A pele fica hidratada e viçosa logo na primeira aplicação e o uso contínuo tende a melhorar esse aspecto, a minha questão é realmente o acabamento na pele.” – Mulher sem Photoshop

10. Vitamina C de Alta Potência O Boticário – $$$$$

Os poros dilatados no rosto atingem muitas pessoas, especialmente quem tem a pele mais oleosa. O Boticário pensou nisso e desenvolveu esse produto que promete reduzir poros dilatados, proteger contra danos causados pelos efeitos dos raios UV e luz azul. A marca informa que o produto proporciona: pele mais iluminada, viçosa e os resultados são visíveis nos primeiros 7 dias de uso.

“Ela deixa a pele com viço, é bem leve e não é brilhosa. Deixa um pouco pegajosa, nada perceptível, aquela coisa que incomoda sabe. Pelo menos para mim, não me incomodou de maneira alguma.” –
Julli Beauty

Quantas opções de produtos que levam esse composto maravilhoso, não é mesmo? Sabemos que para manter a pele bonita e saudável, é necessário cuidados diários. Então, aproveite e aprenda a criar uma rotina de skincare para o seu tipo de pele e a mantenha radiante!