Creme para olheiras: os melhores produtos para se livrar delas

Escrito por Isabella Tamaki

As bolsinhas e marcas escuras na região dos olhos nos deixam com uma aparência cansada. Diversas marcas de beleza, no entanto, já contam com produtos que prometem acabar com elas. Confira uma lista com as melhores opções, além dos componentes necessários para que o creme para olheiras seja eficaz e receitinhas caseiras para testar!

iStock

Índice do conteúdo:

O que o seu creme para olheiras precisa ter

Consultamos a dermatologista Simone Veloso (CRM: 52.55218-1), da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sobre os componentes que fazem o creme para olheiras ser eficaz. Saiba quais são:

  • Cafeína: segundo a dermatologista, “a cafeína é um princípio ativo que estimula a circulação sanguínea, devido à sua ação vasoconstritora e descongestionante, e fortalece também os vasos sanguíneos, reduzindo a sua permeabilidade. Seu uso, além de compatível com antioxidantes, também potencializa a sua ação na pele.”
  • Arnica: Simone Veloso explica que “a arnica montana possui atividade antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica e imunomodulatória. Alguns estudos sugerem que o extrato de arnica pode ser benéfico para uso em cosméticos clareadores como consequência de seus efeitos estimuladores na expressão de HSP70.”
  • Retinol: é um derivado da vitamina A ácida que age sobre o DNA da célula, aumentando a capacidade de renovação da pele e deixando a região mais fina, lisa e uniforme.
  • Niacinamida: a niacinamida, ou vitamina B3, tem ação antioxidante, anti-inflamatória e clareadora da pele.
  • Vitamina C: “seus benefícios para a pele são inúmeros, como a inibição da produção de tirosinase (enzima responsável por produzir a melanina), revitalização da pele, proteção contra os danos causados pelos radicais livres, entre outros”. Ainda segundo a dermatologista, a vitamina C, “por auxiliar na remoção de melanina, é capaz de clarear alguns tipos de olheiras pigmentares.”
  • Peptídeos: os peptídeos são fragmentos compostos por aminoácidos que podem ter diversas ações. Geralmente, sua ação nas olheiras é a de eliminar os depósitos de pigmento e reduzir a permeabilidade dos capilares sanguíneos em torno dos olhos, prevenindo a acumulação de líquidos.
  • Ácido hialurônico: o ácido hialurônico hidrata e fortalece a pele. Além disso, pode ainda ser usado em clínicas de estética para fazer injeção local, com resultados visíveis que duram cerca de um ano.
  • Partículas com efeito soft focus: os cremes para olheiras podem ter na sua composição ingredientes que refletem e difundem a luz, como a mica e o dióxido de titânio, ajudando a disfarçar a cor escura.
  • Pigmentos: alguns cremes para olheiras contêm, na sua composição, pigmentos que ajudam a disfarçar a tonalidade da olheira. Simone explica que “esses pigmentos são cores complementares da mancha; por isso, para manchas azuladas ou arroxeadas, deve-se usar amarelo ou alaranjado e, para as marrons, deve-se usar o tom salmão, lilás ou roxo.”

Ainda de acordo com a dermatologista, para fazer uma boa escolha é preciso estar atenta e saber se os produtos para olheiras oferecem esses ingredientes. Lembre-se de que cada composto tem uma função e um efeito diferente no combate às olheiras.

Top 10 cremes para olheiras: os melhores para se livrar delas

Agora que você já sabe a função de cada composto, confira os melhores cremes para olheiras e escolha o melhor para o seu caso. Há opções para todos os bolsos e necessidades!

1. Creme para olheiras La Roche Posay – $$$$$

Oibonita

Super-recomendado, o creme da La Roche Posay conta com cafeína em sua fórmula, o que reduz a coloração arroxeada e marrom das olheiras. Ainda, o creme conta com dupla ação clareadora e trata as olheiras permanentemente. Apesar do preço salgado, vale a pena investir no produto para um tratamento intenso e eficaz.

“Passei durante um mês no período da noite. Uso até hoje! Gostei demaissssss do produto, ele clareia sim as olheiras, mas é claro, com o uso contínuo dele. O produto é refrescante. Ele possui uma ponteira metálica, aplico ele com esta ponteira em toda área dos olhos, até na pálpebra móvel. Gosto também porque ele deixa a área dos olhos hidratada.” – Carol Tognon

2. Creme para olheiras Nívea Q10 – $$$

Oibonita

Além do hidratante facial com a fórmula rica em vitamina C, a Nívea também conta com seu creme para olheiras. O produto deixa a pele hidratada e superiluminada. O ponto forte do produto é sua textura leve e a rápida absorção.

“Achei que o creme Nivea Q10 Vitamina C cumpre sim o que promete. A pele ao redor dos olhos está muito hidratada e mais iluminada. A textura dele é super leve, você aplica o produto e logo é absorvido pela pele. Não deixa sensação grudenta ou pegajosa.” – Produtinhos

3. Creme para olheiras L’oreal revitalift – $$

Oibonita

O creme para olheiras revitalift é ideal para quem tem bolsinhas e também se preocupa com as marcas de expressão. O produto tem ácido hialurônico em sua fórmula, suaviza as olheiras e ainda previne os sinais de envelhecimento da pele.

“Eu estou usando há mais ou menos um mês e aplico duas vezes ao dia em movimentos circulares para a fórmula atuar na pele. Esse produto é incrível e na primeira aplicação já dá para notar a diferença. O que mais senti diferença foi que diminui o inchaço que fica nos olhos pela manhã e as olheiras suavizaram. ” – Jaqueline Ribeiro

4. Creme para olheiras barato Quem disse, Berenice? – $

Oibonita

A vantagem desse produto está em seu custo-benefício. Conhecido como um dos baratinhos do mercado, o creme da Quem disse, Berenice? é ideal para quem tem olheiras pontuais e não tão marcadas. Ele deixa a região dos olhos mais hidratada e pode ser usado antes da maquiagem.

“Estou usando o Pra Dar Tchau Pras Olheiras desde o lançamento e percebi que a pele ao redor dos olhos está mais clara e a região está levemente mais desinchada. Ao longo das semanas percebi que minhas olheiras estão mais discretas e ficam suaves mesmo em dias com poucas horas de sono. A coloração arroxeada da região também ficou mais clara e delicada.” – Nathália Thomazini

5. Creme para olheiras Eudora Neo Derma – $$$

Oibonita

O destaque desse produto está em sua ação lifting, que “levanta” a pele, suavizando marcas de expressão e olheiras. A embalagem do creme da Eudora é caprichada e conta com uma bolinha na ponta para você massagear a região dos olhos enquanto aplica o produto.

“Ele realmente dá essa sensação de lifting. […] Ele é ótimo para aplicar. Principalmente quem tem bolsa nos olhos vai amar este produto. […] Faz mais ou menos dois meses que estou utilizando e é muito bom.” – Murielly

6. Creme para olheiras Make B. – $$

Oibonita

Com embalagem roll-on, que facilita a aplicação e evita desperdícios, o creme para olheiras da Make B. deixa a aparência descansada. Sua fórmula contém antioxidantes e cafeína.

“O creme é bem leve. […] Estou usando há mais ou menos uma semana e o resultado é bem nítido. […] Com o uso contínuo do produto, as minhas olheiras tendem a clarear.” – Paula Tavares

7. Creme para olheiras Vichy Liftaciv Supreme- $$$$

Oibonita

Ideal para tratar bolsas e marcas na região abaixo dos olhos, o creme para olheiras da Vichy possui ativos antienvelhecimento. A marca promete a recuperação da firmeza da pele, além de atenuar a coloração escura das olheiras.

“Como meu foco era a hidratação, estou 100% satisfeita com o uso contínuo do Liftactiv Supreme Olhos, pois ele entrega uma hidratação potente, deixa uma película protetora perceptível mas confortável, a pele fica suavizada e as linhas finas sob controle. ” – Mulher sem photoshop

8. Creme para olheiras Clinique – $$$$$

Oibonita

O creme para olheiras da Clinique é ideal para quem busca um tratamento intenso e contínuo. O produto promete resultados aparentes em poucas semanas de uso.

“Ele espalha fácil, não é pegajoso nem melequento e em pouco tempo a pele absorve completamente, deixando uma sensação aveludada. Nos primeiros dias o que notei foi que a pele da região ficou mais macia e viçosa, como se estivesse “revigorada”, sabe? Só que, aos poucos, a melhora na parte de baixo do olho direito foi gritante!” – Juro Valendo

9. Creme para olheiras Natura Chronos – $$$$

Oibonita

O ponto positivo do creme para olheiras Chronos está em sua composição, cheia de ingredientes naturais como o extrato de aroeira. A marca promete clareamento das olheiras e conta com aplicador roll-on, superprático!

“A textura do produto é bem levinha, adorei! Achei que a região das olheiras ficaram bem hidratadas e com aspecto viçoso (com brilho de saúde) usando pouco produto, ele rende bem. O ritual de hidratação com o roll-on em metal faz toda a diferença para mim, proporciona um efeito geladinho e calmante, o que faz com que as olheiras se suavizem.” – Mel Campo

10. Creme para olheiras Mary Kay Timewise – $$$

Oibonita

Com embalagem prática e aplicador metálico, o creme Timewise, da Mary Kay, reduz as olheiras e as marcas de expressão. Além da textura leve e fresquinha, o produto reduz áreas inchadas.

“O aplicador é metálico e se adapta ao formato do olho, a textura é cremosa e o cheiro é confortável. O produto espalha fácil e a absorção é relativamente rápida, e a massagem que o aplicador faz é bem legal, porque além de estimular a microcirculação, o que ajuda no inchaço, resfria a região e deixa tudo fresquinho, sabe?” – Juro Valendo

Gostou das dicas? É importante lembrar que há tipos diferentes de olheiras, desde as pontuais até as genéticas. No caso de dúvidas sobre qual creme comprar, consulte um profissional.

Creme para olheiras caseiro: 3 receitas para testar já

Se você é daquelas que adora uma receitinha caseira, confira como fazer um creme para olheiras potente!

Creme para olheiras caseiro super fácil

Para fazer esse creme, você só vai precisar de dois ingredientes: café e óleo de coco. Além de fácil, essa receita é baratinha e resolve olheiras pontuais. Aconselha-se aplicar duas vezes por semana.

Creme para olheiras com café

O café possui ativos que estimulam a circulação sanguínea e reduzem as olheiras. Para essa receita, você vai precisar de dois ingredientes que todo mundo tem na cozinha: borra de café e azeite de oliva. Veja como aplicar no vídeo.

Receitas caseiras para olheiras

Nesse vídeo, acompanhamos diversas receitinhas e truques para acabar com olheiras momentâneas. Os tutoriais contam com ingredientes naturais e são super fáceis de fazer.

Lembre-se de que cada caso é específico e é sempre bom se certificar de que aquele ingrediente realmente é seguro e eficaz contra as olheiras. Para manter a região dos olhos sempre impecável, confira também essas dicas para ter uma sobrancelha perfeita.