Como criar uma rotina de skincare de acordo com o seu tipo de pele

Por
Atualizado em 16.03.21

iStock

Cuidar da pele é extremamente importante para prevenir manchas, rugas e o fotoenvelhecimento. Por isso, é fundamental ter uma rotina de skincare e saber quais são as etapas básicas de cuidados diários. Consultamos a dermatologista Renata Marques (CRM: 52814717), que nos auxiliou citando os principais passos para cuidar da nossa pele. Acompanhe na matéria!

Índice do conteúdo:

O que é skincare?

Segundo a dermatologista, o termo skincare “nada mais significa do que uma rotina de cuidados com a pele. Devemos ter essa rotina diária para que a pele fique adequadamente tratada, evitando assim, oleosidade, pele seca, rugas e manchas.”

Rotinas de skincare

Abaixo, você confere os principais passos de cuidados diurnos e noturnos que você precisa incluir no seu dia a dia. Confira:

Rotina de skincare diurna

Oibonita

  1. Limpeza: a limpeza é a primeira etapa importante para os cuidados com a pele, pois remove o excesso de oleosidade e impurezas, deixando-a preparada para receber os demais tratamentos.
  2. Tônico facial: a próxima etapa é a tonificação da pele para remover toxinas e potencializar o efeito dos demais produtos.
  3. Hidratação: após a higienização da pele, aplique um creme de tratamento adequado para o seu tipo de pele. A hidratação deve ser feita em todos os tipos de pele, incluindo as oleosas.
  4. Fotoproteção: use filtro solar com FPS de no mínimo 30 para proteger contra os raios UVA e UVB. Outra opção é usar protetor com cor, pois o produto faz uma barreira a mais de proteção contra a luz.

Os agentes externos, como raios UVA e UVB e poluição, são os principais causadores de danos à pele. Por isso, a importância de aplicar sempre o filtro solar para protegê-la.

Rotina de skincare noturna

Oibonita

  1. Limpeza: assim como na rotina de cuidados diurna, a limpeza da pele também deve ser feita à noite. Limpe a pele para retirar as impureza que foram acumuladas durante o dia. Deve-se escolher um sabonete ou gel adequado para o seu tipo de pele.
  2. Tônico facial: o tonificante elimina os resíduos que o sabonete não consegue retirar. Ele limpa profundamente, refresca e equilibra o pH da pele, preparando-a para receber a hidratação.
  3. Hidratação: o creme hidratante sempre deve ser aplicado no rosto no período noturno. Os mais indicados são: produtos com ativos clareadores, antirrugas ou antienvelhecimento.

Vale ressaltar que a pele também deve ser protegida contra as luzes visíveis, como computadores, smartphones e tablets, que também podem prejudicar a pele.

Cuidados para cada tipo de pele

Cuidados com a pele seca

  • Limpeza da pele: a pele seca tem um aspecto mais áspero, ressecado e é mais propensa às irritações. Use um sabonete ou gel de limpeza que remova as impurezas, limpe e hidrate a pele ao mesmo tempo.
  • Tônico facial: a pele seca também precisa ser tonificada e preparada para a etapa de hidratação. Portanto, use produtos que exerçam ação suavizante sem agravar o ressecamento da pele.
  • Hidratação: a hidratação é fundamental para cuidar da pele seca. Portanto, escolha produtos indicados para esse tipo de pele e que sejam formulados com ativos que reforcem a hidratação.
  • Protetor solar: o protetor solar é um produto essencial na prevenção de manchas, rugas e envelhecimento precose. Use filtro solar para pele seca com ativos hidratantes.

Cuidados com a pele oleosa

  • Uso de sabonete específico: inicie a higienização da pele com sabonete ou gel de limpeza que removam o excesso de oleosidade da pele.
  • Tônico para controlar a oleosidade: o tônico remove a oleosidade e e diminui a aparência dos poros dilatados. A sua aplicação é a segunda etapa mais importante na rotina de cuidados.
  • Hidratante para pele oleosa: todos os tipos de pele necessitam de hidratação diária, mesmo sendo oleosas. Há diversos cremes específicos para esse tipo de pele que são capazes de hidratar e controlar a oleosidade. Aposte neles!
  • Protetor solar específico: opte por um filtro solar com FPS 30 ou superior. Para peles mais olesosas prefira produtos com textura suave e ação antioleosidade.

Cuidados com a pele com acne

  • Sabonete específico: a pele acneica possui grande concentração de sebo, por isso, é importante usar um gel ou sabonete de limpeza antioleosidade formulado para esse tipo de pele.
  • Tônico facial: para complementar a limpeza da pele use um tônico facial para controlar a oleosidade.
  • Hidratante para pele oleosa: a pele acneica também precisa ser hidratada. Nesse caso, opte por hidratantes formulados para pele acneica e o uso de ácidos noturnos para controle da oleosidade.
  • Protetor solar específico: para finalizar, aplique um protetor solar com FPS alto, textura leve e com ação antioleosidade.

Cuidados com a pele madura

  • Gel ou sabonete facial: remova o acúmulo de impurezas realizando a higienização da pele com sabonete ou gel de limpeza adequado para pele madura.
  • Tônico facial: a tonificação da pele é outra etapa importante para que a pele madura absorva melhor os ativos e assim possa ter resultados satisfatórios.
  • Uso de produtos anti-aging: use produtos anti-aging noturno que contenham ácidos, como os derivados do retinol, ácido glicólico e vitamina C – um poderoso antioxidante que auxilia na produção de colágeno, ajuda a clarear manchas e combater o fotoenvelhecimento.
  • Protetor solar: o uso do protetor solar deve ser obrigatório, não só para a pele madura, mas para todos os tipos de pele. No entanto, a pele madura é mais vulnerável às agressões. Portanto, aplique o protetor solar e reaplique durante o dia, mesmo que o tempo esteja nublado.
  • Cuidados com a pele do corpo

    • Sabonete específico: a pele do corpo também requer cuidados, portanto, inicie a sua rotina limpando a pele do corpo com um sabonete apropriado para o seu tipo de pele.
    • Hidratação: o momento perfeito para hidratar a pele é após o banho. Assim como os cremes faciais, existem hidratantes específicos para cada tipo de pele. Aplique e espalhe o creme por todo o corpo.
    • Uso do protetor solar: a última etapa básica de cuidados é a aplicação do filtro solar. Aplique um protetor com FPS 30 ou superior e não se esqueça de passar por todo o corpo, incluindo pescoço, colo, mãos e braços.

    Antes de escolher qualquer produto é necessário se atentar ao seu tipo de pele e escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades.

    Tutoriais: como cuidar da pele em casa

    Selecionamos alguns vídeos que mostram na prática como realizar o skincare diariamente. Você verá que não é tão difícil assim cuidar da sua pele. Veja só:

    Rotina de skincare para pele oleosa

    A pele oleosa exige cuidados especiais para lidar com o excesso de oleosidade e o aparecimento de espinhas e cravos. A youtuber Ana Lidia tem esse tipo de pele e mostra a sua rotina de skincare. Assista!

    Cuidados com a pele acneica

    A youtuber Denise Mulatieri tem a pele acneica e compartilha a sua experiência de como é cuidar desse tipo dele. Ela mostra os produtos que usa na sua rotina diurna e noturna de cuidados. Veja só:

    Rotina de skincare diurna e noturna

    Como vimos no decorrer da matéria, o skincare deve ser feito pela manhã e à noite. É importante retirar a maquiagens e os resíduos acumulados durante o dia. Nesse vídeo, você verá o passo a passo para esses cuidados. Vale a pena conferir!

    Agora que você já acompanhou na prática como cuidar da sua pele, veja abaixo uma lista de produtos para iniciar o seu skincare.

    15 produtos para você usar nos cuidados com a pele e torná-la radiante

    Oibonita

    Confira os principais produtos, de acordo com cada tipo de pele, para incluir na sua rotina de skincare.

    Cuidados gerais

    Cuidados com a pele seca

    Cuidados com a pele oleosa

    Cuidados com a pele com acne

    Cuidados com a pele do corpo

    É importante saber qual é o seu tipo de pele para montar uma rotina de skincare com produtos adequados. Caso tenha dúvidas, busque o auxílio de um(a) dermatologista. Aproveite e conheça os benefícios da água micelar, um produto que também pode ser incluído na sua rotina de cuidados.