Shampoo antirresíduos: além de limpeza profunda, ele causa polêmica

Canva

Por                                
Em 11.08.22

O shampoo antirresíduos foi desenvolvido com a finalidade de limpar profundamente os fios. Mas antes de usá-lo, é importante obter informações para saber se ele atende às suas necessidades. A cabeleireira Camila Papi, sócia do salão de beleza Jardins Salon, explicou a função do produto e esclareceu as dúvidas mais comuns. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos possui um pH alcalino (de 7,5 a 8,5) com alto teor de limpeza profunda. Além disso, ele é composto por ativos que abrem a cutícula capilar. Com isso, permite uma melhor absorção de nutrientes ou químicos e remove as impurezas geradas pelo acúmulo de produtos usados no dia a dia.

Para que serve o shampoo antirresíduos

Segundo a cabeleireira, o produto promove “uma maior dilatação (abertura) das cutículas capilares para procedimentos químicos, como alisamentos em geral”. Ela explica que “o shampoo normal faz uma limpeza suave no couro cabeludo sem agredir a fibra com o excesso de dilatação”. Já “o shampoo antirresíduos tem uma adstringência muito maior, pois a ideia é ‘secar’ o couro e abrir a cutícula para absorver excessivamente o produto que será usado na sequência”.

Como usar shampoo antirresíduos

Antes de tudo, vale dizer que a melhor forma de usar o shampoo antirresíduos é em um cronograma capilar. Como ele abre as cutículas dos fios, após a lavagem, você pode aproveitar para fazer uma hidratação, potencializando, assim, o efeito do tratamento. A aplicação é muito simples. Abaixo, Camila Papi ensina o passo a passo:

  • Primeiramente, umedeça os fios;
  • Em seguida, coloque uma quantidade do produto nas mãos e aplique apenas no couro cabeludo;
  • Massageie o couro cabeludo suavemente sem esfregar do comprimento até as pontas;
  • Então, enxágue, repita o processo e faça uma pausa mínima de 5 minutos;
  • Por fim, enxágue novamente.

Como visto, não há segredos para aplicar esse tipo de shampoo. Por ser um produto de limpeza profunda, o uso em excesso é agressivo. Assim, a orientação profissional faz toda a diferença para quem busca um tratamento de qualidade. No próximo tópico, tire suas dúvidas!

Dúvidas sobre shampoo antirresíduos esclarecidas pela cabeleireira

Certos produtos geram muita curiosidade. Você quer saber se ele é bom, se é adequado para o seu cabelo, quais são as vantagens e as desvantagens. Foi esse rebuliço que o surgimento do shampoo antirresíduos provocou. Por isso, Camila Papi esclareceu as dúvidas mais comuns sobre o produto. Confira:

Oi Bonita – Como escolher o shampoo antirresíduos?

Camila Papi: procure por shampoos que, mesmo sendo para essa limpeza mais profunda, contenham algum nutriente de tratamento. Desse modo, os fios não ficarão tão ressecados.

Há alguma contraindicação ao uso do shampoo antirresíduos?

Publicidade

Sim! Ele não é indicado para uso diário ou constante. O produto é ideal para uso profissional, para realizar algum tipo de procedimento químico na sequência.

Quantas vezes posso usar o shampoo antirresíduos?

O mínimo possível, pois ele desestabiliza o pH do couro cabeludo. Ao tirar o óleo natural em excesso, o shampoo antirresíduos não diminui a oleosidade dos fios, como as pessoas pensam, ele provoca um efeito rebote.

É possível fazer shampoo antirresíduos em casa?

Não, assim como nenhum outro produto cosmético. Receitas caseiras podem mais atrapalhar do que ajudar, pois prejudicam a saúde do couro cabeludo, entre outras coisas.

Shampoo antirresíduos tira o efeito da escova progressiva?

Isso é mito. A única coisa que tira a progressiva é o corte, conforme o cabelo for crescendo e for cortando o comprimento, pois não é uma química reversível.

Para utilizar o shampoo antirresíduos, você precisa estar atenta à saúde do seu cabelo, respeitar a frequência de aplicação e intercalar com nutrição e hidratação capilar. A seguir, veja algumas resenhas de mulheres que testaram diferentes produtos.

Qual o melhor shampoo antirresíduos?

Chegou a hora de saber o que as blogueiras estão dizendo sobre os produtos mais polêmicos do mercado. Lembrando, em casos de dúvidas, procure uma orientação profissional. Abaixo, confira uma seleção com resenhas dos melhores shampoo antirresíduos:

1. Shampoo Skala S.O.S Antirresíduos – $

O primeiro shampoo da lista é de uma marca bem popular entre as brasileiras, isso porque possui ótimo custo-benefício. O produto, além de limpar profundamente o cabelo, possui vitamina E e D-Pantenol – agentes que hidratam e fortalecem os fios.

“Esse daqui é maravilhoso para você investir, além de ser baratinho. […] Ele é maravilhoso mesmo, eu usava o da Bio Extratus e estava achando muito forte para o meu cabelo e não estava precisando de uma limpeza tão potente”. – Neymara Lima

2. Pré Shampoo Pantene Antirresíduos Hidrocauterização – $$

A Pantene possui linhas de shampoos que atendem a diversos tipos de cabelo e, inclusive, lançou um produto antirresíduos. O shampoo da marca proporciona limpeza profunda e prepara a cutícula capilar para receber tratamentos. Além disso, possui ativos antioxidantes que ajudam a proteger os fios contra danos.

“Eu superindico esse shampoo. Ele é maravilhoso para preparar o cabelo se você vai fazer reconstrução ou algum outro tratamento. Ele vai abrir bem a cutícula, então, o cabelo vai absorver bem o produto. […] Eu amo o cheiro desse shampoo, é muito maravilhoso!” – Pabline Torrecilla

3. Shampoo antirresíduos Kamaleão Color – $$

A Kamaleão Color é uma empresa que pensa em sustentabilidade e desenvolve produtos 100% vegano e cruelty free. Sempre inovadora, a marca pensou em um shampoo antirresíduos que, além de limpar profundamente os fios, ajude a retirar os metais pesados, melhorando a fixação da coloração para deixar a cor mais bonita e viva.

“Eu gostei muito do shampoo antirresíduos da Kamaleão Color. […] Às vezes, o antirresíduos deixa o cabelo muito duro, parece que você tem que fazer uma hidratação de tão duro que o cabelo fica. […] E não, esse é bem gostoso, nem parece que é antirresíduos, o cabelo continua super de boa, sabe!” – Thaíse Silva

4. Shampoo Natura Antirresíduos Detox Lumina – $$

É comum o acúmulo de óleos e finalizadores em todos os tipos de fios, mas principalmente em cabelos cacheados. Para resolver esse problema, o shampoo antirresíduos da Natura remove profundamente os resíduos e ainda ajuda a preparar as madeixas para novos tratamentos.

“Já usei algumas vezes, ele é do tipo que, além dessa espuma potente, você sente que está limpando bem mesmo […]. Então, é realmente muito bom para usar antes de tratamento. […] Realmente, ele ajuda nesse sentido, você sente que o cabelo está pronto para receber o tratamento”. – Dicas da Tia

5. Shampoo Phytoervas Antirresíduos – $$$

Para você que é vegana e busca uma linha de shampoo antirresíduos cruelty free, esse produto da Phytoervas é mais uma ótima alternativa. Ele possui ação adstringente e, segundo a marca, limpa profundamente o cabelo e o couro cabeludo sem danificá-los. Sendo assim, não ressaca os fios.

“Meu cabelo ficou muito leve, sério, gostei bastante. […] Tem um cheiro cítrico maravilhoso, gente eu me apaixonei pelo cheiro desse produto, ele é simplesmente o máximo”. – Soeiros

Depois de conhecer vários produtos, ficou fácil escolher um shampoo antirresíduos. Além da diferença dos valores, alguns promovem uma limpeza mais profunda e outros são um pouquinho mais leves. A seguir, continue aprendendo sobre o assunto.

Vídeos sobre shampoo antirresíduos com dicas de como usar

Quer saber mais sobre o shampoo antirresíduos? Abaixo, confira uma seleção de vídeos com informações, opinião profissional, como usar e diferenças entre produtos:

Como usar shampoo antirresíduos

Nesse vídeo, a tricologista e terapeuta capilar Juliana Prudente explica como funciona o shampoo antirresíduos, quais são os benefícios e a frequência de uso adequada. Além disso, ela dá dicas de aplicação para não danificar os fios. Assista!

Diferenças entre shampoos de limpeza profunda

Muitas pessoas pensam que o shampoo antirresíduos, detox, micelar e quelante promovem os mesmos benefícios. Entretanto, a Milena Dominic explica a principal diferença entre eles e suas funções. Confira!

Mitos e verdades sobre shampoo antirresíduos

Nesse vídeo, Naty Cassilo esclarece dúvidas e desfaz alguns mitos sobre esse tipo de produto. Além disso, ela esclarece se loiras ou ruivas podem usar esse shampoo sem desbotar os fios. Assista!

Agora que você tirou dúvidas sobre o shampoo antirresíduos, é só escolher a melhor marca e usar conforme as orientações da cabeleireira. Aproveite e conheça as maravilhas que o shampoo sem sulfato pode proporcionar à saúde do couro cabeludo e do cabelo!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão