Base para pele oleosa: as 7 melhores para uma make livre de oleosidade

Escrito por Isabella Tamaki

Escolher os produtos certos de acordo com o seu tipo de pele faz diferença no resultado final da maquiagem. Se você sofre com a oleosidade, sabe que não é nada fácil fazer com que a make dure por horas sem escorrer. Confira 7 opções de base para pele oleosa e dicas de como aplicar para garantir um visual sequinho.

iStock

Base para pele oleosa: 7 opções para necessidades diferentes

Atualmente, há diversas bases para peles oleosas no mercado. Veja uma lista das 7 melhores, os benefícios de cada uma e a opinião de quem já testou o produto.

1. Base Eudora Glam Velvet Matte Mousse – $$$

Oibonita

A base da Eudora tem textura de mousse e oferece 3 produtos em um: pó, base e corretivo. Tem textura ultramatte que deixa a pele com acabamento aveludado e sequinho. Ainda, conta com fator 30 de proteção contra raios solares e promete diminuir poros abertos.

“Ela é uma delícia para espalhar no rosto, espalha super bem, é macia e tem um efeito lindo, encantada com ela nesse ponto. […] não precisei de pó e segura horrores a oleosidade da pele, depois de seis horas a minha pele ainda estava sequinha e linda”. – Pimenta de Açúcar

2. Base para pele oleosa e acneica Dermage – $$$$

Oibonita

A base da Dermage é a opção ideal para quem busca uma cobertura média e um tratamento para a pele. Com fórmula livre de óleo, álcool e parabenos, ela é recomendada para peles oleosas e acneicas.

“A base tem um preço bom por ser um dermocosmético (trata a pele ao mesmo tempo que esconde as imperfeições). Ela cumpre o que promete e tem boa cobertura e acabamento. Na minha opinião, uma ótima opção para quem tem pele oleosa”. – Gabriela Sales

3. Base Clinique Stay Matte – $$$$

Oibonita

A base da Clinique é importada e ideal para peles oleosas e mistas. Ela confere acabamento supermatte, é resistente às altas temperaturas e à umidade. Se você busca uma base que não vai escorrer ou craquelar, este é o produto ideal.

“Ela ficou perfeita no clima frio, não ficou ressecada nem craquelou. Já aqui no Brasil, ela fica levemente mais hidratante, mas não fica brilhante nem oleosa porque é oil-free e desenvolvida especialmente para climas quentes e úmidos. […] Eu gostei muito dessa base. Acho que ela é ideal para quem tem a pele bem oleosa e mora em lugares úmidos, porque ela fica sequinha e segura o dia todo”. – Jessica Flores

4. Base Superstay Maybelline – $$$

Oibonita

A base da Maybelline Superstay é favorita das blogueiras de beleza e experts em maquiagem. É um produto de alta cobertura que não transfere. A marca promete duração de 24 horas sem craquelar.

“Com pouca quantidade, é possível alcançar uma pele bonita e uniforme com possibilidade de construir camadas para alta cobertura. É uma base com acabamento opaco sem exagero, mas que mantém um aspecto de pele bonita com toque sequinho. Não notei transferências, então, realmente resiste bem na pele”. – Juliana Goes

5. Base Eudora Soul Ultramatte

Oibonita

A base da Eudora conta com diversos pontos positivos: consistência leve e fluida, acabamento matte e sequinho, além de alta durabilidade. O produto está na lista dos bons que não agridem a pele. Lembre-se que produtos de má qualidade tendem a causar acne em peles oleosas.

“Como vocês viram, a base tem muitos pontos positivos, além de um custo benefício ótimo! Produto de fácil aplicação, secagem relativamente rápida, uma duração incrível e quase não se transfere produto, o que eu ameeei!” – Bruna Malheiros

6. Base Make B. Hyaluronic

Oibonita

Ótima opção para peles maduras, a base da Make B. contém ácido hialurônico vetorizado na fórmula o que deixa a pele mais firme, além de prevenir marcas e linhas de expressão. O produto confere uma derme lisa e uniforme imediatamente, sem deixar pegajoso.

“Muito confortável. Não fica grudenta nem seca demais, a pele fica com viço e muito bonita. Uniforme, poros disfarçados e muito sedosa”. – Márcia Sales

7. Base Nars Velvet Matte Skin – $$$$$

Oibonita

A base da Nars confere um acabamento leve e sequinho. Sua fórmula oil-free reduz a oleosidade e o brilho da derme. O preço dela é alto em razão de se tratar de um produto importado e usado por maquiadores profissionais.

“O acabamento é sequinho e aveludado. A cobertura não chega a ser alta, mas é bem satisfatória se você não tem muito o que camuflar. […] Depois de horas e horas maquiada, a zona “T” da minha pele mista continuou sequinha, o que me deixou muito impressionada”. – Marina Smith

8. Base Quem disse, Berenice? Supermate – $$

Oibonita

O destaque para a base da Quem disse, Berenice? é sua paleta de cores que oferece 20 tons diferentes para você encontrar aquele perfeito para sua pele. O produto confere acabamento sequinho, alta durabilidade e não craquela.

“Eu gosto muito do resultado que essa base proporciona. Como minha pele tem uma certa oleosidade, quando eu aplico, ela fica muito mais bonita e matificada. Garante um efeito bem sequinho, mas sem repuxar ou craquelar minha pele”. – Bleeza

É importante estar atenta às fórmulas e se certificar que elas são livres de óleo. Nem sempre os produtos que prometem um acabamento matte, por exemplo, são recomendados para peles oleosas. Então, é sempre bom pesquisar antes de comprar!

Como passar base na pele oleosa

Algumas dicas de maquiagem ajudam com que a base dure melhor na pele oleosa sem craquelar. Confira os vídeos e descubra quais são esses truques:

Base para pele oleosa: como segurar a oleosidade

Alguns cuidados anteriores à base são necessários para que a sua pele fique sequinha mesmo após horas com base. Manter a pele limpa e hidratada, por exemplo, é essencial para que ela não fique ainda mais oleosa. Confira as dicas completas no vídeo.

Como maquiar pele oleosa

Neste vídeo, acompanhamos um passo a passo completo de como maquiar a pele oleosa. Além do tutorial, há truques que ajudam a segurar a make por mais tempo.

Maquiagem para pele oleosa: 5 erros para você parar de cometer

A blogueira de maquiagem Alice Salazar expõe neste vídeo alguns erros comuns que as pessoas de pele oleosa cometem e acabam interferindo no resultado final da maquiagem. Veja quais são e como parar de cometê-los.

Preparação completa de pele oleosa

A preparação da pele oleosa tem alguns pontos específicos a serem seguidos para que a base e a maquiagem durem mais. Confira as dicas no vídeo e veja como manter a pele intacta por mais tempo.

Com a escolha da base certa e estas dicas, a maquiagem vai ficar mais uniforme, além de durar mais na sua pele! Um dos problemas frequentes da derme oleosa é a acne. Saiba como acabar com as espinhas sem que a sua pele fique irritada.