Modelagem de baby hair: a história para além da técnica

Doloresa

Se você acompanha artistas como Rihanna, Beyonce, Cardi B e Lizzo, já deve ter reparado nos pequenos fios de cabelo modelados na frente de seus penteados. Essa técnica é conhecida como modelagem de baby hair e foi difundida por artistas negras e latinas a partir dos anos 20. Saiba mais sobre sua origem e confira o passo a passo para replicar em casa!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é baby hair

Conforme a especialista em laces e apliques, Vanessa Felippe, o baby hair nada mais é do que “fios capilares finos e curtos que nascem na linha capilar ao redor da cabeça”. Eles auxiliam na absorção do suor e protegem a pele de irritações.

Felippe conta que a técnica de modelagem existe há muito tempo na cultura negra e que os mais velhos costumam chamar esse cabelinho novo de penugem, devido à diferença de textura entre os fios maiores. “Embora muitas pessoas pensem que baby hair modelado seja só sinônimo de beleza estética, na verdade ele faz parte da história preta”, pontua Vanessa Felippe, ao relembrar a origem dessa técnica com a atriz, bailarina e comediante francesa Josephine Baker, nos anos 20.

Não é possível afirmar que ela é a primeira mulher negra a aderir à modelagem, mas foi Josephine Baker quem trouxe visibilidade ao estilo, fazendo que “modelar baby hair, na época, se tornasse sinônimo de estilo e beleza negra”. O baby hair modelado continua em alta e a imagem de Baker é utilizada como referência para composição de looks até hoje.

Publicidade

Quem pode usar?

A história da modelagem do baby hair é intrínseca à história da cultura negra. Mas como pensar no uso dessa técnica por pessoas brancas? Para a especialista, “quando uma pessoa branca usa tranças, baby hair modelado, turbantes, colares africanos e outros traços da cultura negra só por acharem bonito, entendo que se trata de apropriação cultural”.

“Pergunte a uma mulher branca qual o significado das tranças? Qual o significado do turbante? O que os brancos chamam de ‘técnica’, nós chamamos de herança cultural dos nossos ancestrais”, finaliza Felippe.

20 fotos de baby hair modelado que mostram a versatilidade dessa técnica

Com tanta bagagem cultural, o baby hair se torna símbolo da cultura negra e inspiração para as mulheres negras. Confira alguns looks com baby hair e se apaixone pela técnica:

1. Baby hair, em tradução livre, cabelo de bebê

baby hair

Judy

Publicidade

2. São os novos e pequenos fios

3. Que nascem em volta da testa e do rosto

4. E costumam dar um certo trabalho

5. Na hora de arrumar

baby hair

Emily Oliveira

Publicidade

6. Por serem fios mais fininhos

7. Para resolver isso

8. Mulheres negras começaram a modelar os fios

9. Com gel e pasta modeladora

10. Brincando com as possibilidades

11. Modelando por todo o contorno da testa

12. Ou apenas em alguns blocos de cabelo

13. O baby hair pode ser feito no cabelo natural

14. Com as chamadas penugens

15. Ou em laces, outro elemento usado na cultura negra

16. A criatividade é ilimitada na hora da modelagem

17. O que vai ditar o padrão

18. É o estilo do look que você quer montar

19. Use e abuse do baby hair

20. E mostre a beleza da cultura negra

Depois de tantos modelos maravilhosos, é lógico que você ficou morrendo de vontade de fazer, não é? Por isso, siga para o próximo tópico e aprenda a modelar seu baby hair com tutoriais práticos e didáticos.

Tutoriais para fazer seu baby hair durar o dia todo

Confira o passo a passo para deixar seu baby hair no ponto. Além de dicas de produtos, escovas e finalizações para que a técnica dure o dia todo e deixe seu cabelo mais estiloso ainda, você ainda vai conferir dicas que vão fazer diferença na finalização. Confira:

Tutorial para iniciantes

Com o cabo fino de uma escova, um gel, um creme de pentear e uma escova de dente velha, Bella Santos mostra como não é preciso muito para adotar o estilo. A técnica ensinada por ela é a da modelagem em formato de C, confira no vídeo!

Como fazer baby hair com sabonete

Se você quer modelar seu baby hair, mas não tem nenhum produto específico em casa, não precisa se preocupar! Nesse vídeo, você vai aprender a fazer uma pastinha a partir de um sabonete comum para usar como modelador. Mas cuidado, o uso excessivo pode ressecar os seus fios.

Como fazer baby hair sem cortar

Se seu baby hair já está mais longo, mas você não quer cortar para fazer a modelagem, esse tutorial é para você. Para começar, a youtuber umedece toda a raiz com água e separa dois dedos de baby hair. O segredo é desenhar os fios e jogar as pontas para cima, juntando ao seu penteado.

3 estilos diferentes de baby hair

Carol Soares traz um tutorial com 3 formas diferentes de modelar o baby hair. A dica dela é usar um cadarço para prender o cabelo restante e separar uma escova de lavanderia. Ela mostra como fazer a modelagem tradicional, a modelagem de ondas e a modelagem com mais fios. Caso você não tenha escova de lavanderia, é possível substituir esse item por uma escova com cerdas duras.

Baby hair com gelatina

A youtuber Carina Soares mostra, nesse vídeo, as opções de gelatina que ela mais gosta. Com esse produto em mãos, ela compartilha o passo a passo para uma modelagem de baby hair simples, para o dia a dia. Confira o vídeo na íntegra!

A modelagem baby hair faz parte da cultura negra, assim como o uso de turbantes e diversos estilos de trança. Caso queira saber mais sobre o assunto, confira também o que é trança twist.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão