Tônico facial: os 10 melhores e as funções do produto para a pele

Escrito por Isabella Tamaki

O tônico facial é um produtinho essencial da rotina de cuidados com a pele. Ele completa a limpeza da derme enquanto normaliza seu pH e a prepara para receber ativos como séruns e hidratantes. Conheça outras funções do produto, tire suas dúvidas e confira uma lista com os melhores para comprar.

iStock

Qual é a função do tônico facial?

De acordo com a dermatologista Renata Marques (CRM: 52814717), o tônico facial tem a função de “normalizar o pH da pele e eliminar os resíduos que o sabonete não conseguiu eliminar, além de potencializar a penetração dos ativos clareadores e anti-idade.”

Segundo Renata, os tônicos adstringentes “podem controlar também a oleosidade da pele, evitando cravos e espinhas”. Ela lembra que, após a aplicação com um algodão, não é necessário enxaguar o tônico facial. “O produto deverá ser aplicado e deixado na pele para agir.”

Tônico facial X água micelar

Mas, afinal, qual a diferença entre a água micelar e o tônico facial? De acordo com a dermatologista Renata Marques, “a água micelar é uma solução de limpeza sem enxágue e não-oleosa que possui a função de limpar a pele e remover maquiagem. Ela também purifica, suaviza e restabelece o pH da pele.”

Ao contrário do tônico, a água micelar, como o nome sugere, “possui micelas que absorvem e removem as impurezas da pele.” A dermatologista indica o uso do tônico facial para o dia a dia, na rotina de beleza, e a água micelar para a remoção de maquiagem.

Top 10 melhores tônicos faciais para investir

Assim como outros produtos para a pele, há compostos específicos para cada caso. Confira uma lista com os melhores tônicos, a opinião de quem já testou e os pontos positivos de cada um.

1. Tônico Facial Ruby Rose – $

O tônico facial da Ruby Rose é indicado para peles oleosas. A marca promete controlar a oleosidade e deixar a pele sequinha. O preço é acessível e é possível utilizar o produto para preparar o rosto para a maquiagem.

“Pude sentir que ele deixa a pele bem sequinha e macia. Não senti ressecar a pele, dar espinha, não deu nenhum tipo de alergia e conforme eu estou usando, pude sentir que a pele está bem menos oleosa. O melhor efeito na minha pele é quando uso maquiagem.” – Alexandra Rodrigues

2. Tônico Adstringente Nívea – $$

O tônico da Nívea é adstringente e possui extratos de algas marinhas, componentes ideais para controlar o brilho e a oleosidade excessiva. Ele limpa bem a pele, removendo as impurezas. É facilmente encontrado em farmácias e conta com um bom preço.

“Remove sim todas as impurezas. […] Não possui álcool, não me causou nenhuma alergia ou ardência. Sobre o controle do brilho, eu não senti tanta diferença. Diminui sim o brilho instantaneamente, removendo a oleosidade da pele. Rendeu bastante e possui um preço bem acessível.” – Mundo Perdido da Carol

3. Tônico Facial Hidratante Panvel – $$

Essa é uma opção para quem tem a pele normal à seca. Diferente dos outros, o tônico da Panvel tem função hidratante, que não resseca a pele. Tem ação calmante, além de vitamina E e pantenol na fórmula.

“A Panvel faz a minha alegria com produtos bons e baratos, e não foi diferente com esse tônico, que não é pra peles oleosas mas agiu muito bem na minha! Não melhora, mas também não piora a oleosidade, não irrita a pele e tem uma ação calmante bem boa, ótima pra quando tô usando ácido.” – Ju Lopes

4. Tônico Facial Acne Proofing Neutrogena – $$$

Indicado para tratar a acne, o tônico facial da Neutrogena limpa a pele, reequilibra seu pH e evita a oleosidade. Sem álcool, o produto não agride a barreira natural da pele e previne crises acneicas.

“Não ressecou minha pele, inclusive não ardeu, porque não há álcool em sua composição. Uso a loção tônica facial 2x por dia. A sensação é de pele limpa mesmo. Além disso, manteve-se equilibrada, sem aumento da oleosidade da pele.” – Zênia Guedes

5. Tônico Facial Payot – $$$

O tônico da Payot é indicado para todos os tipos de pele e contém Vitamina C em sua fórmula, o que deixa a derme mais firme e uniforme. Seu diferencial está na embalagem, com borrifador, superprática. A marca promete suavizar a pele, além de uma sensação de frescor e conforto.

“Com o passar dos usos, eu pude perceber algumas mudanças significativas na minha pele, como a textura, que está mais firme e lisinha, assim que ele seca eu posso notar que os poros dão uma diminuída e eu consigo sentir que a pele está muito mais saudável, com um viço e aparência de pele cuidada.” – Alexandra Rodrigues

6. Tônico Facial Adstringente Catharine Hill – $$$

O tônico da Catharine Hill é do tipo adstringente, que controla a oleosidade. A marca promete fechar os poros e ativar a circulação do rosto. A indicação é o uso contínuo e na etapa de limpeza da derme.

“Tenho notado uma melhora na minha pele, que é oleosa demais! Sinto ela com menos oleosidade, por isso estou adorando! O produto limpa direitinho, removendo as impurezas e até resto de maquiagem.” – Ana Soares

7. Tônico Facial Tea Tree The Body Shop – $$$$

Indicado para peles mistas e oleosas, o tônico facial da The Body Shop conta com melaleuca em sua composição. Seus ativos promovem sensação de refrescância, além de matificar a pele. A linha é vegana, cruelty-free e tem propriedades antibacterianas e cicatrizantes.

“Ele tonifica a pele, remove as impurezas e também contribui na prevenção de espinhas. Contém propriedades purificantes, antibacterianas e cicatrizantes. A sensação de refrescância do tônico é ainda mais intensa que a do gel de limpeza. Amo!” – Mainá Belli

8. Tônico Adstringente Vichy – $$$$$

O tônico facial da Vichy promete diminuir o tamanho dos poros e promover uma limpeza completa da pele. Ele retira a oleosidade, sem deixar a pele ressecada. É possível notar os resultados logo na primeira aplicação e uma diminuição da acne a longo prazo.

“Ele realmente faz uma limpeza mais completa. Logo após o uso, minha pele fica bem limpa e seca, sem nada de oleosidade. Também sinto que os poros ficam menores. E ele faz tudo isso sem deixar a pele ressecada ou repuxando, muito bom! Com o uso contínuo, a quantidade de espinhas diminuiu consideravelmente.” – Manu Alves

9. Tônico Facial Lancôme Pure Focus – $$$$$

O tônico facial da Lancôme é completinho. Com textura bifásica, é levinho e não pesa na pele. Ele controla a oleosidade de forma eficaz e diminui os poros. Apesar do preço salgado, é um produto que rende bastante.

“Eu amo este produto por vários motivos. Ele é leve como água, deixa a pele fresquinha, não arde, não resseca, tira a oleosidade, reduz a aparências dos poros e rende bastante. Acho que o que mais notei diferença entre estes e outros tônicos de controle de oleosidade é justamente o “pozinho” matificante, que deixa a pele mais sequinha por mais tempo, absorvendo a oleosidade excessiva.” – Cinthia Ferreira

10. Tônico Facial Skinceuticals – $$$$$

Indicado para peles maduras, o tônico da Skinceuticals contém propriedades anti-idade, antiacne e antioleosidade. Ele promove uma esfoliação e trata minicicatrizes de cravos e espinhas. É potente e completíssimo.

“Ele funciona como um tônico facial superpotente, e com pouco tempo de uso a gente já nota como ele é eficaz em remover as células mortas, promovendo uma esfoliação química leve, melhorar a textura da pele, deixando-a mais suave ao toque, uniforme e “fina”, além de ajudar, e muito, no controle da oleosidade.” – Ju Lopes

Agora que você conhece todos os benefícios e funções do tônico facial, não dá para ficar sem, não é mesmo? Lembre-se de consultar um(a) dermatologista para saber se os produtos realmente terão um efeito positivo na sua pele. Confira também 12 opções de máscara facial para estar sempre em dia com o skincare.