Franja: tudo o que você precisa saber antes de apostar no visual

Escrito por Isabella Tamaki

A franja é mais do que um simples corte de cabelo: ela comunica muito da nossa personalidade e complementa o visual. Confira as particularidades de cada tipo de franja, tutoriais para cortar em casa e faça o teste para ver se a franjinha combina com você! As informações são da visagista Luísa Fregonezi, do Cabelo’s Hair Peluqueria.

iStock

Índice do conteúdo:

Franja curta

A franja curta é aquela bem reta com comprimento acima da sobrancelha. Segundo a visagista Luísa Fregonezi, a franja curta traz um ar de seriedade ao visual por deixar a área da testa mais exposta.

  • Com quem combina: as linhas horizontais representam a racionalidade, então, esse tipo de franja combina com pessoas mais sérias e de personalidade forte.
  • Manutenção: aproximadamente 20 dias.

Confira fotos da franjinha curta e veja se esse tipo combina com você.





Franja lateral

A franja lateral é superdemocrática e não requer manutenção tão frequente. Ela pode ser feita em qualquer comprimento de cabelo, dando volume para os curtinhos e equilibrando o rosto no caso de madeixas mais longas. Segundo a visagista, a franja lateral traz uma sensação de dinamismo e jovialidade.

  • Com quem combina: por estar ligada ao dinamismo, a franja lateral cai bem em pessoas extrovertidas e comunicativas.
  • Manutenção: depende do comprimento. Quanto mais curta, menor o tempo entre as manutenções. A média é de aproximadamente 1 mês.

Confira fotos dessa franja arrasadora e moderna!





Franja desfiada

Moderninha, a franja desfiada é aquela cortada de forma repicada e desconectada. É um visual leve, que não cobre toda a testa e pode ser feito em diversos comprimentos.

  • Com quem combina: esse tipo de franja não é nada certinho, então, combina com pessoas descontraídas e espontâneas.
  • Manutenção: também depende do comprimento, mas a média é de 30 dias.

Se você procura um visual moderno, prático e leve, dê uma olhada nessas inspirações!





Franja longa

A vantagem da franja longa é seu período de manutenção, não tão frequente. Nos cabelos curtos, praticamente se junta ao resto dos fios e, nos longos, fica superpoderoso. Assim como a franja lateral, a longa também dá um ar jovial e de vitalidade ao look.

  • Com quem combina: combina com as extrovertidas e descontraídas.
  • Manutenção: aproximadamente 45 dias.

Veja fotos desse visual arrasador e se inspire para cortar a sua no mesmo estilo:





Franjinha

Clássica, a franjinha é aquela que cobre toda a testa e tem comprimento na altura dos olhos. Segundo a visagista, por cobrir a testa, que representa o nosso lado racional, e deixar os olhos expostos, a franjinha está associada às emoções e às sensações. Por esse motivo, ela tende a deixar o visual inocente e infantil.

  • Com quem combina: com as mais emotivas e delicadas, que tendem a demonstrar tudo o que sentem.
  • Manutenção: 21 dias.

Confira inspirações desse visual fofo e estiloso:





Franja assimétrica

A franja assimétrica não é nada certinha. Como o nome sugere, ela é desconectada e conta com comprimentos diferentes. Pode ser estilizada na lateral ou também dividida ao meio, evidenciando a assimetria.

  • Com quem combina: ao contrário da reta e horizontal, que combina com as sérias, a franja assimétrica combina com as autênticas e espontâneas, trazendo descontração ao visual.
  • Manutenção: 21 dias.

Veja fotos desse visual moderninho e cheio de estilo:





Franja cortininha

Também conhecida com curtain bangs, a franja cortininha é uma tendência! Dividida ao meio, ela traz uma pegada descolada e estilo anos 70 ao visual. De acordo com a visagista, por formar arcos na testa, a cortininha deixa o look com um ar introspectivo.

  • Com quem combina: com as introvertidas e discretas.
  • Manutenção: aproximadamente 25 dias.

Se você gosta de um visual original, se inspire nas curtain bangs!





Como saber se a franja é para você

Mudar o visual nem sempre é uma decisão fácil, ainda mais se tratando do nosso cabelo. Se você tem dúvidas se vale a pena ou não apostar na franja e se ela combina com você, confira esse tópico e tire todas elas!

1. Qual o tamanho da sua testa?

O tamanho da sua testa pode influenciar no tipo de franja a ser escolhida e no comprimento. Para saber qual o tamanho da sua, use os seus dedos como medida. Coloque dois dedos acima da sobrancelha: se eles encostarem na sua linha capilar, quer dizer que a sua testa é pequena; se couberem quatro dedos, ela é média; de cinco para cima, ela é grande.

2. Você tem bastante cabelo na parte da frente da cabeça?

Se você pensa em ter uma franjinha cheia, é necessário checar se você tem cabelo suficiente para que não fique ralo. Para isso, coloque todo o seu cabelo da parte da frente no rosto e veja se ele cobre toda a sua testa sem deixar nenhum espaço.

3. Que tipo de rosto combina com franja?

De acordo com a visagista Luísa Fregonezi, essa ideia de que existe apenas um tipo certo de rosto que combina com franja é ultrapassada. O que você precisa levar em consideração é o seu estilo próprio e escolher uma franja que combine com a sua personalidade!

4. Quem não pode usar franja?

Quem pode usar franja é quem tem cabelo! O corte tem mais a ver com o que você deseja expressar através do seu visual do que com uma noção do que é certo e errado. Então, qualquer pessoa está autorizadíssima a ter uma franjinha!

5. Você tem a pele e o cabelo oleosos?

Se você tem a pele e o cabelo oleosos, pode ser que a franjinha não seja a melhor opção, já que o contato constante dos fios com a testa tende a deixar a pele ainda mais oleosa. Nesse caso, a dica é apostar na lateral ou na longa.

6. Ter franja dá trabalho?

Um dos inconvenientes da franja é a manutenção. Nosso cabelo tende a crescer cerca de 1 cm por mês e, para mantê-la em dia, principalmente as mais curtinhas, é necessário fazer manutenções mensais.

Como cortar franja: 5 tutoriais para você fazer sozinha

E se você não vê a hora de mudar o visual, veja como cortar a franja em casa. São diversos tipos para você saber como fazer sozinha!

Como cortar franjinha

Nesse tutorial, vemos o passo a passo de como separar o cabelo e os truques para cortar a franjinha. É só seguir que não tem erro!

Franja lateral: como cortar em casa

E se você prefere a franja mais comprida e lateral, esse é o tutorial para você. Confira o passo a passo para acertar na hora de cortar e saiba como finalizar para ficar desfiada.

Franja cortininha: como adotar o visual do momento

As curtain bangs estão super em alta! Com uma pegada vintage, ela deixa qualquer visual mais estiloso. Veja como separar o cabelo e posicionar a tesoura para dar esse efeito cortininha.

Franja desfiada: passo a passo para fazer sozinha

Para saber como cortar uma franja desfiada e mais bagunçadinha, veja esse tutorial. Não se esqueça de torcer os fios antes de cortar.

Franja curta: como cortar sem errar

E se você gosta daquela franjinha bem curta, veja como fazer para acertar no corte. Para dar um acabamento de salão, vá desfiando mechas intercaladas, como mostrado no vídeo.

Se você estiver em dúvida, procure um profissional para evitar arrependimentos. Se está decidida a apostar na franja, qual delas ganhou seu coração? E para outros visuais tendência, confira tudo sobre long bob com franja.