Esponja de maquiagem: como usar e os melhores modelos para comprar

Escrito por Isabella Tamaki

Também conhecida como “beauty blender”, a esponja de maquiagem é um sucesso no mundo da beleza. Elas facilitam a aplicação da make no rosto, resultando em um acabamento natural. Veja como usar a esponja, os modelos mais conhecidos, uma lista das 12 melhores para comprar e dicas de limpeza. É um guia completo sobre as beauty blenders!

Foto: iStock

Pra que serve?

A esponja de maquiagem pode ser usada para espalhar diversos produtos sobre o rosto, como: base, corretivo e pó. A diferença do pincel é que você aplica dando batidinhas, o que faz com que não fique marcado, deixando o acabamento natural.

Tipos de esponja de maquiagem

Com o sucesso da esponja de maquiagem, diversas marcas de beleza têm inovado nos formatos. Conheça quais são os tipos mais comuns e qual usar em cada caso.

  • Gota: é o formato original da beauty blender e também o mais conhecido. É ótima para a aplicação da base e não deixa o rosto marcado. Por ter a base larga e a outra parte fina, é possível espalhar os produtos por todo o rosto com facilidade. Ela tem ótima durabilidade.
  • Gota cortada: similar com a gota, essa esponja tem uma face achatada, o que facilita a aplicação do corretivo e do pó compacto. Pode ser usada para criar pontos iluminados no rosto, como a área embaixo dos olhos, o queixo e a testa.
  • Triangular: também conhecida como “queijinho”, é ideal para quem procura uma esponja de maquiagem mais barata, e que vem em grande quantidade. Ela é usada de forma descartável. É macia e seu formato facilita a aplicação de base e corretivo em cantinhos estreitos do rosto.
  • 360º: leva esse nome devido ao seu formato versátil e completo. Você usa todas as faces da esponja para aplicar os produtos em diversas partes do rosto. Ela costuma ser mais firme, então é ideal para a aplicação de bases e corretivos líquidos.
  • Redonda: tradicional, é aquela esponjinha que vem geralmente em embalagens de pó compacto. É acessível e recomendada para a aplicação de produtos mais secos.
  • No pincel: essa esponja conta com a praticidade de um pincel de base, mas não deixa que os produtos fiquem marcados na pele. Costumam ser firmes, arredondadas e são indicadas para fazer o contorno do rosto ou espalhar a base com rapidez.

Os formatos são variados, assim como as texturas. Algumas absorvem mais produto enquanto outras são ideais para produtos secos como o pó. Por qual você se interessou?

Como usar a esponja de maquiagem

Está acostumada a espalhar os produtos de outra forma? Confira os vídeos a seguir e veja como usar as esponjinhas de maquiagem!

Tudo sobre a esponja de maquiagem

Esse vídeo é para as iniciantes na maquiagem. É completinho e mostra o passo a passo de como usar a esponja para que os produtos fixem melhor na pele e também como higienizá-la.

Como preparar a pele com esponja de maquiagem

Confira dicas e técnicas de maquiagem para usar a esponja no preparo da pele. Veja como conseguir um efeito natural e profissional com a esponjinha.

Diferentes esponjas na make

Veja como utilizar diversos formatos de esponja na maquiagem para deixar a pele sem marcar. No vídeo, há sugestões acessíveis de esponjas e a comparação da aplicação com o pincel.

Agora que você já sabe como usar a esponja de maquiagem, confira as melhores opções para você incluir na caixa de maquiagem!

Top 12 melhores esponjas de maquiagem

Com tantos formatos e opções no mercado, fica até difícil encontrar a melhor, não é mesmo? Confira uma lista das 12 melhores com base na opinião das blogueiras de beleza.

1. Esponja de maquiagem Sabrina Sato – $

O ponto positivo da esponjinha da Sabrina Sato é o preço. Ela é baratinha e fácil de encontrar em lojas de cosméticos. Seu formato é o de gota cortada, o que a torna superversátil. Ela não absorve muito produto, fazendo-os render mais e espalhar melhor.

“Achei que estas são macias e com qualidade parecida com as que adquiri nos Estados Unidos, fazia tempo que não via esponjas com qualidade tão boa. […] Ela molhada cresce um pouco, não fica exageradamente maior, isso mostra que a sua absorção de produto é pouca, outro ponto positivo, pois quando colocar a base ela não vai absorver produto desnecessário.” – Amiga, anota aí!

2. Esponja de maquiagem Belliz- $$

A esponja de maquiagem da Belliz é um produto completo com precinho bom. Seu formato é o 360º, que alcança todos os pontos do rosto. É de poliuretano, um material macio. Pode ser usada úmida na aplicação de produtos líquidos e seca para você aplicar blush e iluminador.

“Super concordo com a marca, ela realmente cumpre com o que promete, deixa a pele mais suave e totalmente livre de marcas e manchas. […] Claro que ela está mais que aprovada, pois além de ser mara, ela tem um ótimo custo benefício.” – Bruna Malheiros

3. RK Esponja Miracle Kiss – $$

Multifuncional, a esponja de maquiagem da Kiss é indicada para a aplicação de diversos produtos, desde bases líquidas até a finalização com pó compacto. A marca promete acabamento uniforme e uma melhor aderência dos produtos.

“Assim como a maioria, ela pode ser utilizada seca, porém para uma cobertura mais natural e leve o ideal é molhar e retirar o excesso antes de aplicar os produtos. Ela fica bem inchadinha e super macia. Fiquei impressionada com o quanto essa esponja fica macia, espalha os produtos de forma bem uniforme e deixa um acabamento lindo.” – Rita de Cássia

4. Esponja Make up Perfect Ricca – $$

Em formato de gota, é uma alternativa mais barata que se aproxima da beauty blender original. O material é absorvente, fazendo com que os produtos sejam distribuídos por igual sem deixar a pele marcada.

“Essa é a Make Up Perfect da Ricca, é uma esponja para aplicação de produtos líquidos e cremosos, realiza a aplicação sem deixar marcas e riscos que alguns pincéis deixam.Fiquei muito impressionada com o quanto ela é macia.” – Alexandra Rodrigues

5. Esponja de maquiagem Mari Saad – $$$

A esponja de maquiagem da blogueira Mari Saad é feita em parceria com a Océane. Tem um formato versátil que alcança todos os pontos do rosto e é supermacia. Ela proporciona um acabamento natural, além de praticidade na aplicação.

“Ela tem um formato bem anatômico, com cada parte direcionada para ser usada em uma etapa da maquiagem. A esponjinha é muito macia, pode ser usada seca ou úmida. […]O acabamento com a esponja fica mais natural, porque ela faz uma camada mais fina de produto, deixando tudo mais esfumado e distribuído.” – Alexandra Rodrigues

6. Esponja de maquiagem Macrilan – $$$

O diferencial desta esponja está no seu material, de microfibra. É recomendada para a aplicação de produtos líquidos e cremosos, como bases e corretivos. É uma das esponjinhas mais procuradas e conhecidas do mercado.

“Ela tem um corte que faz com que uma das faces fique plana, facilitando a aplicação dos produtos no rosto. A microfibra também deixa o toque super macio e confortável no rosto! […] Outro ponto positivo é que ela não deixa marcas com a base, mesmo que você arraste o produto na pele.” – Laíza Prado

7. Mini-esponja de maquiagem Boticário – $$$

A Boticário inovou nas beauty blenders e apresenta um kit com 4 mini-esponjas de diversos formatos. Esses modelos dão uma boa cobertura para a pele e são bem macias. Elas aumentam de tamanho quando estão úmidas e são ótimas para corrigir detalhes.

“Não suga o produto e dá uma cobertura bem legal para a pele.[…]É um pouco mais demorado, mas achei muito boa. Todas elas são bem macias.” – Monique Lopes

8. Esponja de maquiagem Quem disse, Berenice? – $$$

Livre de látex, a esponja da Quem disse, Berenice? tem o formato 360º, para todos os cantos do rosto. Pode ser usada úmida ou seca e proporciona acabamentos diversos, desde a alta cobertura até um aspecto mais natural.

“A esponja de maquiagem da QDB tem formato de gota, o fundo é mais arredondado e vai afunilando até a ponta. A esponja é cor de rosa, vem em uma embalagem de plástico superfofa.[…] Eu gostei muito da esponja para fazer a preparação de pele, o acabamento fica muito bonito e natural.” – Tallita Lisboa

9. Black Sponge Klasmé – $$$

A esponja da Klasmé é sofisticada e vem em uma embalagem de arrasar. É leve e elástica, o que faz os produtos aderirem melhor à pele e durarem mais. Ela evita que a base ou o pó acumulem em pontos do rosto, promovendo um resultado uniforme.

“Eu gostei dela porque é realmente muito macia e tem um formato anatômico que encaixa bem em qualquer ponto do rosto. Também gostei que ela é fácil de manusear e deixa um acabamento lindo na pele, sem deixar linhas marcadas no rosto ou coisa do tipo. […] Pra mim, a Black Sponge é uma das melhores esponjinhas de maquiagem do momento!” – Karen Bachini

10. Esponja de maquiagem Eudora – $$$

No formato gota cortada, a esponja de Eudora é maleável e superversátil. Sua composição é livre de látex e ela pode ser utilizada para a aplicação de diversos produtos, sejam eles líquidos ou secos.

“Uma coisa que me chamou a atenção foi a qualidade dessa esponja.[…] Ela é muito maleável, mesmo seca. É ótima para aplicar os produtos” – Beleza Pra Mim

11. Esponja Real Techniques Miracle Complexion – $$$$

A esponja da Real Techniques é conhecida pela qualidade e por durar bastante. É frequentemente comparada com a beauty blender original, mas oferece um preço melhor. Ela é eficiente para a aplicação de produtos com texturas diversas, resultando em uma pele com cara de natural.

“Sua espuma é macia e não absorve muito produto. […] No dia a dia, tenho usado a Miracle Complexion quase sempre seca para aplicar corretivo e amo! Ela também é eficiente com qualquer tipo de produto cremoso ou líquido como base, blush, bronzeador e iluminador. Acabamento liso e seco.” – Marina Smith

12. The original Beauty Blender – $$$$$

Esta é a beauty blender original, que abriu espaço para que outras marcas de beleza começassem a investir no produto. Ela é macia, corrige imperfeições e faz com que os produtos se “fundam” à pele. Trata-se, entretanto, de uma esponja importada, o que a deixa menos acessível em preço e facilidade para encontrar.

“Depois de duas semanas usando esse acessório para finalizar a aplicação da base e esfumar o corretivo, posso dizer que é a melhor esponja que eu já experimentei. Ao meu ver, é imbatível quando se trata de maquiar as olheiras, porque realmente funde o corretivo com a pele. Dito isso, ainda acho cara.” – Marina Smith

Encontrou a perfeita para você? São diversas faixas de preço, materiais e formatos para não faltar opção para ninguém!

Como limpar a esponja de maquiagem

Para que a sua esponja dure mais e continue a espalhar bem os produtos, é preciso limpá-las. Confira o passo a passo de como fazer a higienização:

  1. Coloque um pouco de detergente e água em um recipiente médio;
  2. Pegue sua esponja e coloque dentro dessa mistura. Molhe ela e vá apertando para que a sujeira “grossa” saia;
  3. Coloque este recipiente no micro-ondas por cerca de 30 segundos;
  4. Espere a água ficar morna, e vá apertando a esponja até que todos os resíduos saiam completamente na água;
  5. Quando a esponja estiver limpa, é só enxaguar e aguardar ela secar naturalmente!

Assim, a sua esponja de maquiagem ficará livre de fungos e bactérias e prontinha para o próximo uso! Agora que você já sabe como usar a beauty blender, que tal aprender outros truques de maquiagem?