Aprenda 13 passos simples da automaquiagem e arrase

Envato

A automaquiagem é um ótimo recurso para quem busca mais praticidade e autonomia na hora de se arrumar. Além disso, aprender a se maquiar pode ser uma forma de resgatar o amor-próprio e elevar a autoestima. Confira, então, 12 passos simples para você aprender a se maquiar em casa e arrasar no dia a dia, no trabalho, em festas e muito mais.

Publicidade

O que é a automaquiagem?

Como o nome já indica, a automaquiagem é quando você se maquia sozinha, ou seja, sem precisar ir ao salão ou contratar um profissional. Além da praticidade, essa é uma oportunidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, aprendendo a realçar o que você tem de melhor e disfarçar um detalhe ou outro que te incomoda. Ainda, é uma ótima forma de economizar: você só vai precisar investir em alguns produtinhos básicos e, é claro, treinar bastante em frente ao espelho.

Como a automaquiagem pode aumentar a sua autoestima

automaquiagem 4

Envato

Sabe aqueles dias em que você acorda sem ânimo e com a autoestima lá embaixo? A automaquiagem pode ser um ótimo recurso! Basta aplicar um corretivo aqui, um rímel acolá, passar seu batom preferido, e pronto, você estará poderosa para mais um dia de luta.

Publicidade

Além de ajudar nos dias difíceis, a automaquiagem ajuda a elevar autoestima, pois, para aplicá-la, você precisa conhecer muito bem cada detalhe do seu rosto. Esse exercício de autoconhecimento é primordial para o processo de aceitação. Por fim, uma boa maquiagem aumenta a autoconfiança, pois, ao se olhar no espelho e se ver linda, você se sentirá ainda mais poderosa.

Como aprender a automaquiagem

Aprender a se automaquiar é mais fácil do que você imagina. Duvida? Então, confira 3 dicas simples e teste cada uma delas!

  • Tutorial no Youtube: uma das formas mais simples para aprender a se automaquiar é assistindo tutoriais. Além de ser grátis no youtube, há muitas blogueiras que ensinam o passo a passo para diferentes tipos de pele, estilo e idade.
  • No Instagram ou TikTok: quer uma forma mais rápida de aprender a se automaquiar? Nas redes sociais, siga maquiadores profissionais e blogueiras que falam sobre maquiagem. Há vários vídeos de menos de um minuto, com dicas incríveis.
  • Cursos de automaquiagem: caso você queira levar a automaquiagem um pouco mais a sério, investir em um curso é uma excelente alternativa. Há opções gratuitas, pagas, presenciais e online. Alguns oferecem até um certificado no final.
  • Aprender a se automaquiar não é difícil, porém é normal encontrar algumas dificuldades no início. Por isso, caso você erre o delineado de gatinho ou exagere na quantidade de iluminador, não desista! Com paciência e muita prática, você logo conseguirá fazer maquiagens incríveis.

    Como fazer automaquiagem passo a passo

    Agora que você já sabe como aprender a se automaquiar, confira o passo a passo de uma maquiagem simples, bem como os produtos que não podem faltar na sua penteadeira.

    Publicidade

    1. Limpar e hidratar a pele

    automaquiagem 5

    Envato

    O primeiro passo é um dos mais simples, porém muito importante. Antes de aplicar a maquiagem, limpe e hidrate a pele, assim, você diminuirá a oleosidade do rosto e aumentará a durabilidade da make. Para isso, você vai precisar de um sabonete específico para o seu tipo de pele, um tônico adstringente e um sérum hidratante.

    2. Aplicar o primer

    O primer é um produto incrível que, além de aumentar a durabilidade da maquiagem, deixa a pele mais bonita e lisa, pois suaviza linhas e disfarça os poros. Aplique-o após o uso do hidratante e antes de colocar a base, usando os dedos, uma esponja ou pincel.

    3. Hora de aplicar a base

    automaquiagem 6

    Envato

    Publicidade

    A base é um produto indispensável para quem está aprendendo se automaquiar. Além de esconder as imperfeições, ela ajuda a uniformizar o tom da pele. Há vários tipos de base: em gel, creme, pó ou bastão. Basta escolher o seu formato favorito e, com a ajuda de um pincel ou esponja específica, aplicar uniformemente por toda a região do rosto e pescoço.

    4. Corretivo

    O corretivo é um poderoso aliado da maquiagem, principalmente para quem tem olheiras e bolsas abaixo dos olhos. Você pode escolher um que seja do tom da sua pele ou até um tom abaixo para dar aquele efeito iluminado. Com a ajuda de um pincel pequeno ou esponja, desenhe um triângulo invertido na região abaixo dos olhos. Em seguida, com os dedos ou com a esponja umedecida, dê leves batidinhas no local, sempre espalhando o produto uniformemente.

    5. Pó

    automaquiagem 7

    Envato

    Depois do corretivo e da base secarem, é hora de passar o pó. Você pode escolher um que seja do tom da sua pele ou, então, o pó translúcido. Esse último não tem cor e, por isso, é ótimo para quem tem pele oleosa. Use um pincel grande e largo específico para pó e aplique em todo o rosto, fazendo movimentos circulares.

    6. Blush ou bronzer

    Ao usar a base e o pó, o rosto tende a ficar pálido, porém, o blush ou o bronzer ajudam a devolver a cor para a face. Para não exagerar, escolha o pincel: um chanfrado ou arredondado. Em seguida, vá aplicando aos poucos, sempre pegando o mínimo de blush ou bronzer. Continue o processo até chegar a um aspecto natural.

    7. Iluminador

    automaquiagem 8

    Envato

    Como o nome já indica, o iluminador é aquele produtinho que serve para deixar a pele mais brilhante e viçosa. Há vários modelos de pincéis, porém o modelo “vassourinha” é um dos mais eficientes. Você pode aplicar o iluminador na zona T (testa, ponta do nariz e queixo), no ossinho que fica acima das bochechas e também nos olhos, como se fosse uma sombra.

    8. Realce as suas sobrancelhas

    Esse passo é ideal para quem tem poucos pelos nas sobrancelhas. É possível encontrar produtos em vários formatos: lápis, pincel, gel e pó. Para esse último, você precisará de um pincel chanfrado. Então, é só aplicar o produto sempre seguindo o formato original das suas sobrancelhas.

    9. Sombra

    automaquiagem 9

    Envato

    A sombra não é obrigatória, mas é uma ótima forma para realçar o olhar , em especial se você tem olhos pequenos. Você vai precisar de pincéis especiais e de uma boa paleta. Para uma make mais natural, invista em uma boa paleta de sombras com cores neutras, como marrom, café, preto, dourado etc. Se você curte uma proposta mais chamativa, invista em sombras coloridas, como azul, rosa, verde etc.

    10. Delineador

    Outra forma de realçar ainda mais o olhar é usando o delineador. Contudo, essa pode ser uma das etapas mais complicadas da automaquiagem. Nada que muita prática e paciência não resolvam. Caso você tenha dificuldade para fazer aquele tracinho no olho, prefira os delineadores em caneta, pois eles dão muito mais segurança e firmeza.

    11. Rímel

    automaquiagem 10

    Envato

    O rímel é outro produto essencial para realçar e valorizar os olhos, pois ele ajuda a levantar o olhar e até a disfarçar aquelas noites mal dormidas. O segredo para ficar com os cílios volumosos e curvados é passar o rímel desde a raiz, fazendo movimentos para cima em zig e zag. Para valorizar ainda mais o olhar, vale a pena investir em um bom curvex e passar mais de uma camada da máscara.

    12. Lápis de olho

    Apesar de não ser um um item indispensável, o lápis de olho é um ótimo aliado para quem quer realçar os olhos rapidamente. Para uma proposta natural, o lápis de olho na cor marrom é ideal. Porém, se você gosta de um olho bem marcado e poderoso, invista no lápis preto que não terá erro.

    13. Batom

    automaquiagem 11

    Envato

    Por último, mas não menos importante, o batom é outro item indispensável em qualquer maquiagem. Inclusive, ele tem o poder de transformar uma make simples em outra totalmente poderosa. Tudo irá depender da cor que você escolher.

    Esses são alguns dos produtos que você pode comprar para começar a se automaquiar. Contudo, só invista naqueles que você gosta e que realmente usará. Por isso, vá comprando aos poucos e, com calma, vá testando um por um.

    Dicas e truques de maquiagem incríveis das blogueiras

    Na automaquiagem, os bons truques facilitam o dia a dia e deixam a make ainda mais linda. Confira 5 vídeos incríveis que te ajudarão a fazer makes maravilhosas.

    Automaquiagem básica para iniciantes

    Nesse vídeo, Laura Kuczynski ensina o passo a passo de uma make básica, porém poderosa. Enquanto se maquia, ela explica a função de cada produto e dá dicas superutéis sobre pele e maquiagem.

    Automaquiagem para festas

    Novamente, Laura Kuczynski ensina o passo a passo de uma maquiagem incrível. Entretanto, nesse vídeo, o foco é uma ocasião especial. Veja as dicas e truques para arrasar!

    Automaquiagem para quem não sabe se maquiar

    Se você não sabe se maquiar ou ainda tem muita dificuldade, Duda Fernandes ensina, de um jeito simples e divertido, um pouco sobre a arte da automaquiagem.

    14 produtos essenciais para iniciantes em maquiagem

    Nesse vídeo, a influenciadora Bruna Malheiros revela os 14 produtos essenciais que todo iniciante em automaquiagem precisa ter na necessaire. Confira!

    3 erros mais comuns de iniciantes em maquiagem

    Acertar na base pode ser um dos maiores desafios para quem está começando a se maquiar. Nesse vídeo, a maquiadora e influenciadora Alice Salazar conta quais são os erros que os iniciantes mais cometem na hora de passar o produto.

    Além de trazer praticidade e autonomia para o seu dia a dia, a automaquiagem pode ser a ferramenta que faltava para elevar a sua autoestima. Se você quer usar o poder da make para realçar sua beleza, veja 20 ideias incríveis de maquiagem natural.

    Este conteúdo foi útil para você?
    SimNão