10 dicas de maquiagem para iniciantes para acertar na make

Envato

Se maquiar pode ser uma tarefa bem difícil para quem não tem muita habilidade, mas sabendo quais produtos usar fica mais fácil começar. Então, saiba o que você precisa ter em um kit básico de maquiagem para iniciantes e confira dicas e tutoriais para arrasar na make!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Kit básico de maquiagem para iniciantes: o que comprar

maquiagem para iniciantes

Envato

Não sabe o que comprar para começar a se maquiar sozinha? Confira as sugestões de produtos para você montar um kit básico:

  • Kit básico de pincéis: não é preciso comprar todos os tipos de pincéis para fazer uma make bonita. Nesse caso, você pode comprar os seguintes pincéis: o Kabuki de topo reto para aplicar base e outros produtos cremosos, um pincel para pó para dar um melhor acabamento na pele e também pode ser usado para aplicar blush, e o pincel para sombra comum indicado para uma maquiagem simples.
  • Base: a função da fase é muito importante, uma vez que o produto uniformiza o tom da pele, neutraliza as manchas e cobre imperfeições. Pode ser encontrada nas versões líquida, cremosa, compacta, em pó ou em mousse.
  • Corretivo: o corretivo é outro produto fundamental na maquiagem para iniciantes, principalmente se você tem manchas na pele e olheiras. Dessa forma, com a base, ele prepara a pele e proporciona uma cobertura a mais para esconder essas imperfeições.
  • Pó facial: o pó facial pode ser compacto, translúcido, solto ou mineral e, em todas as versões, tem a função de finalizar a make. Ou seja, esse produto ajuda a uniformizar a pele, selar e dá um toque sequinho proporcionando um efeito de pele natural. Além de aumentar a durabilidade da maquiagem.
  • Blush: o blush é aplicado para realçar as bochechas deixando-as com aspecto mais saudável e valoriza ainda mais a beleza do rosto. Os mais comuns são em forma de bastão, pó solto ou compacto, líquido ou em creme.
  • Paleta de sombra neutras: adquirir uma paleta de sombra neutra é aposta certeira para iniciantes. Pois, os tons neutros podem ser usados no dia a dia ou para ocasiões especiais. Além disso, as cores combinam entre si e não é necessário aplicar técnicas difíceis para construir camadas;
  • Lápis para olhos: o lápis é um dos produtos mais usados na maquiagem para iniciantes para deixar o conjunto mais bonito. Isso porque pode ser usado para realçar os olhos e, dependendo da maneira de como é aplicado, pode aumentar ou diminuir essa região criando um efeito mais expressivo no olhar.
  • Máscara de cílios: a máscara não só serve para realçar a cor dos cílios, mas também pode ter outras finalidades. Dependendo do tipo de máscara, pode alongar os cílios ou dar um efeito de preenchimento e volume dando um up no olhar.
  • Batom: o batom é um produto fundamental na maquiagem para iniciantes. O produto pode ser encontrado em diversos tipos, como matte, acetinado, gloss, cremoso, vinil e cintilante. A escolha dependerá do seu gosto e estilo.

Agora que você já sabe quais são os produtos essenciais de maquiagem para iniciantes, acompanhe as dicas abaixo para acertar quando for fazer a sua make!

Publicidade

Dicas de maquiagem para iniciantes

Existem alguns passos infalíveis de maquiagem para iniciantes que facilita a vida de quem não tem muita habilidade. Então, siga as dicas para fazer uma make de sucesso:

1. Limpe a pele

maquiagem para iniciantes

Envato

A limpeza da pele é a primeira etapa fundamental para uma make perfeita. Então, antes de começar a fazer a maquiagem é necessário lavar o rosto com um sabonete indicado para o seu tipo de pele para remover as impurezas e deixá-la macia. Portanto, lave sempre o rosto com água fria, aplique o sabonete suavemente em movimentos circulares, enxágue bem para retirar todo o excesso do produto e seque o rosto em seguida.

2. Tonifique a pele

A tonificação da pele é a segunda etapa importante, pois ajuda a equilibrar o pH, eliminar as toxinas que o sabonete não conseguiu retirar e potencializar os efeitos dos produtos. Portanto, após limpar a pele, aplique o tônico adstringente com algodão e espalhe o produto no rosto e pescoço. Depois disso, não é necessário enxaguar, só aguarde uns minutos para o produto secar totalmente.

Publicidade

3. Hidrate o rosto

maquiagem para iniciantes

Envato

A hidratação é uma etapa essencial para receber a maquiagem, independente do tipo de pele. Pois, deixá-la hidratada evita que a maquiagem craquele na pele deixando-a mais lisinha e uniforme. Então, após limpar e tonificar, aplique o hidratante indicado para o seu tipo de pele e faça movimentos circulares até a absorção total do produto.

4. Aplique a base e o corretivo

Após preparar a pele, é hora de aplicar a base e o corretivo para uniformizá-la, cobrir manchas e olheiras. Então, comece aplicando a base por todo o rosto com o auxílio de um pincel ou esponjinha com movimentos leves, ascendentes e contínuos. Mas, tome cuidado com a quantidade de produto, ou seja, use apenas o suficiente para cobrir o rosto. Agora para aplicar o corretivo, use o dedo dando leves batidinhas para cobrir as manchas e disfarçar as olheiras.

5. Sele a pele com pó facial

maquiagem para iniciantes

Envato

Publicidade

O pó facial não pode faltar na maquiagem para iniciantes, principalmente se você tem a pele oleosa. Pois, esse produto suaviza e sela a pele ajudando a evitar os pontos de oleosidade. Para aplicá-lo use um pincel para pó ou blush fazendo movimentos suaves, circulares e ascendentes.

6. Passe a sombra e aplique o rímel

Para quem não tem habilidade em aplicar a sombra e quer fazer uma maquiagem para iniciantes, é indicado usar tons neutros e combinar cores que se harmonizam facilmente. Com um pincel para sombra, aplique um tom mais claro e espalhe bem por toda a pálpebra. Depois disso, aplique um tom mais escuro no canto externo do olho e com um pincel faça movimentos circulares suaves para criar um efeito esfumado.

7. Aplique o lápis de olho

maquiagem para iniciantes 4

Envato

O lápis de olho deve ser aplicado sempre após a sombra e antes da máscara de cílios. Nesse caso, existem alguns truques que podem aumentar ou diminuir os olhos. Ou seja, se você deseja abrir mais o olhar, passe o lápis abaixo da linha d’água. Agora, se deseja um olhar sensual, aplique diretamente na linha d’água. Contudo, ainda é possível usar o lápis como delineador, então é só passar rente aos cílios.

8. Passe o blush

O blush é responsável por dar aquele ar de saúde ao rosto e aplicá-lo não é difícil. Então, primeiramente, escolha um pincel específico para blush e antes de aplicar retire o excesso de produto no dorso da mão. Depois disso, passe suavemente o blush nas maçãs do rosto e em direção às têmporas. Em seguida, espalhe o produto com movimentos circulares até que uniformize com a pele.

9. Finalize com o batom

maquiagem para iniciantes 5

Envato

O último passo é dar cor aos lábios, então escolha um tom conforme o seu estilo que harmonize com seu tom de pele e a sombra escolhida. Uma dica é usar lápis labial para realçar o contorno dos lábios e prolongar a durabilidade do batom. Então, comece desenhando um V no meio dos lábios superior, depois contorne os cantos e finalize ligando os pontos. Depois disso, é só preencher os lábios com o próprio lápis ou batom da sua escolha.

10. Retire a maquiagem antes de dormir

Retirar a maquiagem é extremamente importante para manter a pele saudável. Então remova a make com demaquilante e, em seguida, repita as etapas de limpeza da pele, tonificação e hidratação. Esse processo ajuda a prevenir o aparecimento de cravos e espinhas, além de controlar a oleosidade da pele e prevenir o envelhecimento precoce.

Agora que você conferiu as melhores dicas de maquiagem para iniciantes, veja abaixo tutoriais que mostram na prática como fazer a sua make!

Tutoriais de como fazer maquiagem para iniciantes

A seguir, confira vídeos com o passo a passo de maquiagens para pele clara, morena, negra e madura. Além disso, você terá dicas de make para o dia a dia e para festas. Vale a pena conferir!

Maquiagem para iniciantes em pele morena e negra

Nesse vídeo, a youtuber Amanda Carneiro ensina como fazer uma maquiagem para realçar a pele morena e negra. Se você não tem muita habilidade, assista ao passo a passo com dicas incríveis para iniciantes!

Maquiagem para iniciantes em pele madura

Nesse vídeo, a Simone Sá apresenta um tutorial de make para pele madura. Essa maquiagem pode ser usada em diversas ocasiões sendo ideal para quem não tem muita experiência com make. Então, assista e faça a sua!

Maquiagem para iniciantes em pele clara

Se você tem a pele clara e deseja fazer uma make básica e bem fácil de fazer, esse vídeo é perfeito para você. Assista ao passo a passo e faça você mesma!

Maquiagem para iniciantes no dia a dia

A maquiagem apresentada nesse vídeo é para quem prefere um estilo de make básica para o dia a dia. Além disso, para fazê-la, não é necessário utilizar muitos produtos. Assista ao vídeo e acompanhe o tutorial!

Maquiagem para iniciantes para festas

Tem uma festa para ir e não sabe como fazer a sua make? Antes de mais nada, assista ao vídeo com o passo a passo de make para compor o look em casamentos, formaturas, aniversários, entre outros eventos.

Como visto, se você montar um kit básico de maquiagem para iniciante, seguir as dicas e ver os tutoriais, é possível desenvolver a habilidade de se maquiar sozinha. Então, aproveite e aprenda como fazer delineado e dê um toque a mais na sua produção!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão