Como descolorir o cabelo: guia completo para arrasar

Escrito por Jonara Cordova

Todo mundo sente vontade de transformar o visual em pelo menos algum momento da vida. Uma das formas de fazer isso é mudando a cor das madeixas. Por isso, trouxemos um guia completo para você aprender como descolorir o cabelo. Confira os preparos iniciais, o passo a passo para a descoloração e todos os cuidados após os fios passarem pela química.

Índice do conteúdo:

Preparo antes da descoloração

Mesmo com o melhor profissional e os melhores produtos, a descoloração é um procedimento agressivo, que pode acabar danificando seus cabelos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados antes de clarear as madeixas.

Primeiro, verifique se os seus fios estão saudáveis. Caso se apresentem quebradiços e frágeis, é melhor priorizar um cronograma capilar com hidratações, nutrições, umectações e reconstruções capilares antes da descoloração. Além disso, é importante fazer um teste de mecha para ver como os seus fios reagem ao descolorante. Se der tudo certo, pode fazer no cabelo todo.

Como descolorir o cabelo: passo a passo

iStock

Seguiu as etapas anteriores e já está pronta para clarear os fios? Confira como descolorir o cabelo no tutorial abaixo e arrase de madeixas novas:

  1. Proteja os cabelos: com os fios secos, use um pente ou escova para desembaraçá-los e aplique queratina líquida do couro cabeludo até as pontas;
  2. Divida em mechas: separe seus fios em quatro ou mais mechas, conforme a quantidade de cabelo que você tiver. Em seguida, prenda cada parte com piranhas ou presilhas;
  3. Misture os produtos: utilize uma quantidade de pó descolorante que esteja de acordo com o tamanho do seu cabelo e vá acrescentando a água oxigenada, enquanto mistura ambos até ficarem homogêneos;
  4. Aplique o descolorante: comece pelas mechas da nuca até a frente, utilizando um pincel para passar o produto nos fios, sempre das pontas para a raiz, porque as pontas costumam demorar mais para clarear;
  5. Deixe o produto agir: tome cuidado com o tempo, verificando como estão os fios a cada cinco minutos. O máximo de tempo que o descolorante pode ficar nos cabelos é trinta minutos, somente para quem tem o cabelo muito saudável e deseja um resultado claríssimo;
  6. Lave os cabelos: use shampoo e enxágue bem o produto dos seus fios com água fria para retirar todos os resíduos;
  7. Hidrate: para regenerar os fios, use mais queratina líquida e uma boa máscara de hidratação.

Pronto! Agora você já pode mostrar o seu visual novo por aí. Mas não se esqueça que esse é um procedimento agressivo para os fios e que demanda alguns cuidados antes e depois. Cuide bem dos seus cabelos para arrasar todos os dias.

5 cuidados básicos com o cabelo descolorido

Essa é a hora que você já está amando o novo visual, não é? Então, confira essas dicas para continuar com os fios incríveis, após a descoloração!

Oibonita

1. Faça reconstrução capilar

Periodicamente, você precisará fortalecer a fibra dos seus fios para que eles não quebrem, além de fazer com que retenham melhor os nutrientes.

2. Cuide da cor dos seus fios

O cabelo claro é mais sensível a manchas e oxidação. Portanto, use um produto matizante para evitar que os fios fiquem amarelados. Também dê preferência por shampoos e condicionadores específicos para fios descoloridos.

3. Evite expor os fios à química com frequência

Após fazer a descoloração, deixe os seus cabelos se recuperarem bem antes de voltar a clarear. Colocar mais produtos que agridem os fios vai enfraquecê-los cada vez mais.

4. Evite secadores e derivados

Aparelhos que expõem os fios ao calor excessivo, como secadores, chapinhas e babyliss, ressecam e danificam os fios que passaram por alguma química. Portanto, evite ao máximo o uso deles.

5. Faça um cronograma capilar

A forma mais eficiente de cuidar dos fios descoloridos é fazer tratamentos contínuos. Por isso, o cronograma capilar vai ser o seu principal aliado, repondo elementos fundamentais para a saúde dos fios, como vitaminas, nutrientes, água e lipídios.

Com esses cuidados, você já pode dizer que além de bonitos, os seus cabelos são muito saudáveis. Coloque tudo em prática e não se arrependa da descoloração.

Formas de descolorir diferentes tipos de cabelo

O processo de descoloração dos fios não é sempre o mesmo. Ele pode variar conforme a cor ou a textura do seu cabelo antes da descoloração. Além disso, existem diferentes produtos e procedimentos que podem ser usados. Confira alguns tutoriais explicando tudo:

Como descolorir cabelo preto

As morenas que desejam uma transformação radical podem apostar na descoloração. O importante é fazer o procedimento com cuidado e bons produtos. Confira o passo a passo com o hair stylist Heder Freire.

Como descolorir cabelo tingido

O cabelo tingido exige um processo de decapagem para retirar os pigmentos artificiais antes da descoloração. Veja o vídeo do Wesley Paula mostrando o passo a passo para deixar os fios loiros.

Processos para descolorir cabelo cacheado

No caso do cabelo cacheado, é importante ter alguns cuidados a mais para preservar a curvatura dos fios. Veja todo o processo de descoloração da Bruna Ramos, que platinou os seus cachos.

Dicas para descolorir cabelo vermelho

Esse procedimento exige que seu cabelo esteja bastante saudável, porque é uma coloração mais difícil de sair. Para descolorir o seu ruivo sem medo, confira o passo a passo da Talyta Rosa.

Como descolorir cabelo com água oxigenada

É importante ter cuidado ao escolher a água oxigenada para o seu cabelo, pois é um produto forte que pode enfraquecer muito os fios, se for de um volume alto. A Louise Alencar mostrou como chegou em um resultado superbonito usando a água oxigenada e um matizador.

Descolorir os cabelos é uma ótima opção para quem deseja mudar de visual. O importante é sempre ter cuidado e, dando preferência a um profissional com boas indicações para transformar os seus fios e deixar você ainda mais linda. Confira agora inspirações de cabelos loiros e descubra qual é o melhor para você.