Box braids: 30 modelos, dicas, tutoriais e cuidados necessários

Escrito por Erika Balbino

iStock

As box braids são tranças de origem africana, feitas para alongar ou agregar estilo e personalidade aos cabelos. Atualmente, as tranças podem ser feitas com materiais diversos, como jumbo, kanekalon (fio de seda) ou até mesmo com linhas de crochê. Saiba mais sobre elas, os cuidados necessários e confira fotos que demonstram versatilidade, cores e muito estilo!

O que são box braids?

A trancista Laisa Araújo diz que “as box braids ou tranças soltas é um estilo de tranças feitas por todo o cabelo com divisões simétricas e com adição de fibras sintéticas, que dão a espessura correta e tamanho ideal”.

“As box braids têm diferentes modelos e formas de fazer, ao modo de fazer mais conhecido é manualmente, em que encaixamos a fibra no cabelo natural da cliente. A partir desse passo, começamos a alongar as tranças, até o tamanho escolhido pela cliente. O tempo de produção é de 6 a 12 horas de trabalho e varia de acordo com o modelo das tranças escolhidas”, acrescenta.

30 fotos de box braids para te inspirar a aderir ao look

A seguir, você confere uma seleção de fotos incríveis com diversos modelos e penteados para te ajudar a escolher as suas box braids:

1. As box braids viraram uma tendência que veio para ficar

2. Você pode usá-las para alongar os cabelos

3. Ou para compor um visual mais colorido

4. Afinal, as tranças fazem muito sucesso pela sua versatilidade

5. E também pela mistura de cores e estilos

6. Você pode escolher o tamanho que desejar

7. E usá-la da forma que mais combina com você

8. Seja tranças mais curtas e com acessórios

9. Ou mais simples para usar no dia a dia

10. A grande aposta é fazer penteados

11. Ou combinar cores para um visual mais harmônico

12. O coque é um penteado infálivel

13. Você pode prender em cima e deixar o restante dos fios soltos

14. Mais uma inspiração de box braids para um look mais colorido

15. O coque duplo virou sensação entre as mulheres

16. Assim como usar as box braids trançadas na lateral

17. As box braids ficam bem para todas as idades e estilos

18. Que tal compor o seu visual com tranças boxeadoras?

19. Ou usar um penteado long bob?

20. As tranças podem ser mais grossas ou mais finas

21. Os lenços dão um toque a mais no visual

22. É só usar a sua criatividade

23. E colocar a sua personalidade ao escolher as tranças

24. O tradicional rabo de cavalo é aposta certeira com as box braids

25. É perfeito para usar em qualquer ocasião

26. O coque é um clássico muito usado para atividades do cotidiano

27. Ou até mesmo para brilhar no dia do seu casamento

28. É garantia de um visual bonito e glamouroso

29. Pois as box braids trazem um leque de possibilidades

30. E fica incrível em qualquer evento

Gostou das inspirações? Agora, é só escolher as suas tranças, colocar a sua personalidade e arrasar no visual!

Como fazer e manter suas box braids

Selecionamos alguns vídeos com tutoriais de como fazer as box braids e dicas importantes de como mantê-las perfeitas por muito mais tempo. Acompanhe:

Como fazer box braids

Como vimos, para obter um resultado perfeito, o ideal é realizar a técnica com um(a) trancista profissional. No entanto, há pessoas que conseguem fazer em casa, e o resultado é bem satisfatório. Acompanhe o passo a passo assistindo ao vídeo!

Como limpar box braids

Uma das dúvidas mais frequentes é como higienizar as box braids. Nesse vídeo, você confere como lavá-las e secá-las de forma simples e prática.

Cuidados com as tranças

Emanuelly Magal dá cinco dicas essenciais e valiosas de como aumentar a durabilidade das suas tranças. Confira!

Penteados fáceis com box braids

Aprenda a fazer três penteados lindos, charmosos e fáceis para você arrasar com as suas box braids. Vale a pena conferir!

As box braids vão muito além da vaidade, elas podem representar estilo, personalidade e características de cada mulher.

Mais dúvidas sobre box braids respondidas

Se você se interessou em colocar as box braids e ainda tem dúvidas sobre a técnica, a seguir, veja algumas das dúvidas mais comuns respondidas pela trancista Laisa:

  1. Quanto tempo dura a box braids? De acordo com a trancista, “a duração é muito relativa, pode durar de 2 a 3 meses. Vai depender do tipo de cabelo (liso, cacheado, crespo), da técnica usada e também dos cuidados individuais.
  2. Quanto custa para colocar? “É essencial fazer uma avaliação para verificar o comprimento, espessura e fibra utilizada. Eu, como profissional, além dessas avaliações, faço um cálculo que inclui também despesas pessoais. Mas o valor médio das box braids compridas, […] em Sâo Paulo, varia de R$ 150,00 até R$ 450,00”, informa Laisa.
  3. Por que procurar um profissional? A trancista diz que “a importância de procurar um profissional é grande. É essencial se atentar aos detalhes: um trabalho artesanal bem feito, uma boa recepção e acompanhamento antes e pós-trabalho”. Além disso, um profissonal pode alcançar mais um resultado satisfatório devido à experiência e às habilidades.
  4. Qual o melhor material? Há 3 tipos de materiais: jumbo, kanekalon (fio de seda importado) e fio Panamá. Não que os outros materiais não sejam bons, mas o melhor entre eles é o jumbo por sua qualidade em relação ao peso e à higienização. Esse tipo de material proporciona maior naturalidade, tem mais opções de cores e variações de uso.
  5. Como é feita a manutenção? A trancista explica que “há pessoas que optam por refazer toda a parte da frente, pois, é o local onde mais aparenta a raiz. No entanto, o ideal é retirar toda a trança, uma por uma, realizar um tratamento intensino nos cabelos e recolocá-las após uma semana”.

Para um trabalho artesanal impecável é sempre importante procurar um(a) profissinal conhecedor(a) das técnicas. Assim, você pode alcançar o resultado desejado e um visual perfeito. Aproveite e confira tutoriais e inspirações de trança boxeadora para mais opções de penteados!