Primer: os 9 melhores e as vantagens de usar esse item na maquiagem

Escrito por Isabella Tamaki

O primer é um cosmético que deixa a pele uniforme, sequinha e pronta para receber a maquiagem. Ele também prolonga a durabilidade e fixação da make deixa as produções com um acabamento caprichado. Confira os melhores primers para você comprar, como aplicar e as vantagens de se investir nesse produto.

Foto: iStock

9 melhores primers para você investir

Há diversos primers no mercado e eles contam com propriedades e resultados variados. Selecionamos os 9 melhores, com base em recomendações de blogueiras e maquiadoras, e as principais características de cada um deles. Confira:

1 – Primer facial Avon Color Trend – $

O primer facial da Avon é um produto nacional e acessível que garante acabamento matte aveludado e uma fórmula livre de óleos. O produto é recomendado para todos os tipos de pele e promete minimizar os poros mais aparentes.

“Ao passá-lo, pude perceber que ele deixa a pele com o aspecto totalmente Matte, ou seja, livre de óleo. […] Sua textura é em creme, e disfarça somente um pouco dos poros. Mesmo assim, eu amei. Deixou a pele super macia, e, sem dúvidas, a maquiagem durou muito mais. Superaprovado!” – Cristiana Nobrega

2 – Primer Ruby Rose – $

Os produtos da Ruby Rose ficaram conhecidos no Brasil pelo preço acessível, e o primer da marca prova essa fama. Com um precinho justo, esse cosmético é ideal para quem quer que a make dure por mais tempo sem que a pele fique marcada.

“O efeito desse primer na pele é maravilhoso e auxilia na aplicação da base líquida. De fato, seu efeito prolonga a maquiagem por mais de 5 horas. […] Gostei bastante do resultado e durabilidade do primer na minha pele. O preço é amigo e superjusto.” – Zênia Guedes

3 – Primer Fluido da Vult – $$

Esse é um dos produtos nacionais que estão fazendo sucesso entre as blogueiras. Com embalagem conta-gotas, prática e que evita desperdícios, o primer da Vult confere uma pele matte e aveludada. Sua fórmula é composta de antioxidantes e hidratantes que suavizam marcas de expressão e que deixam o rosto mais iluminado. É um produto completo!

“Estou adorando a performance dele na minha pele. Como o nome já diz, ele é bem fluido e vem nessa embalagem conta gotas. A marca promete que ele deixa a pele matificada e isso é verdade. […] Os poros e as linhas de expressão também ganham uma aparência mais suave, mas o efeito de pele lisinha é real mesmo.” – Nana Bastos

4 – Primer Quem disse, Berenice? Instamatte – $$$

Esse primer deixa a pele com efeito blur, que suaviza imperfeições do rosto como rugas, poros e linhas de expressão, a partir de partículas difusoras de luz. A marca também promete efeito matte instantâneo, além de uma pele lisinha e pronta para receber a maquiagem.

“A textura é de gel firme e de toque leve e aveludado. O produto cria uma tela na pele que diminui a aparência dos poros, uniformiza o tom da pele e deixa ela com uma textura ultra sedosa e sem brilho. O melhor é que não esfarela![…] O efeito blur é real mesmo, típico desses primers transparentes. Ele dá uma leve suavizada nos poros, deixa a pele matte e também uniformiza um pouco o tom dela, além de deixá-la com aquele efeito aveludado gostoso.” – Bruna Tavares

5 – Primer L’oreal Blur Mágico – $$$

Esse primer também confere o efeito blur à pele, deixando-a mais uniforme de maneira instantânea. De acordo com a marca, o produto é um “Photoshop no potinho”, já que corrige imperfeições do rosto, como poros e rugas. Além disso, é indicado para todos os tipos de derme e sua textura é oil-free.

“Ao mesmo tempo que sinto a pele com aparência de brilho reduzida, ele também deixa a textura da pele mais macia e consequentemente mais suave ao toque, como se formasse uma película que dá essa sensação gostosa e ajuda a base a deslizar e assentar melhor. ” – Duda Fernandes

6 – Primer Revlon Photoready Perfecting – $$$$

Esse primer nivela a textura da pele, deixando-a uniforme, iluminada, macia e suave. O produto cria uma camada fina no rosto e prepara a derme para receber a base e o corretivo, e faz com que esses cosméticos durem por mais tempo. Esse primer é fácil de espalhar, rende bastante e, portanto, vale o investimento!

“De todos os primers que já usei até hoje, esse é o que melhor funciona para a minha pele, que é oleosa. Ele realmente reduz muito os poros e linhas, suaviza a pele, até mesmo ajuda a dar aquela uniformizada, também é o que segura a maquiagem por mais tempo. Ele cria uma película na pele, que dá esse disfarce óptico incrível” – Bruna Malheiros

7 – Primer Eudora Skin Perfection – $$$$

Esse primer se diferencia dos outros por sua embalagem, que conta com um pincel de aplicação acoplado. Por esse motivo, é fácil de aplicar e rende muito. A marca promete potencializar e prolongar a durabilidade da maquiagem, além de uma textura uniforme da pele. O efeito desse produto é matte, o que deixa o rosto livre de oleosidade durante o dia todo.

“Pouquíssima quantidade de produto é suficiente para cobrir todo o rosto. O produto tem uma textura de sérum, deixando a pele com aspecto mate e aveludado. […] Após passá-lo na pele ele secou em cerca de 2 minutos, deixando a pele mais uniforme. Apliquei a maquiagem normalmente e o resultado foi uma pele bem mais homogênea em relação aos poros e à textura.” – Tete Reinaldim

8 – Primer facial pré maquiagem Boticáio Make B. – $$$$

Esse primer promete prolongar a durabilidade da maquiagem em até oito horas, além de contar com o efeito blur, que atenua as imperfeições do rosto. O produto deixa a pele uniforme, lisinha e livre de brilhos para receber a maquiagem.

“Realmente facilita a aplicação da maquiagem, deixando mais uniforme. […] Segurou a make por bem mais tempo que duraria e quando eu removi a maquiagem, senti que a minha pele não foi agredida.” – Camila Nogueira

9 – Primer Benefit POREfessional – $$$$$

O primer da Benefit está entre os favoritos das maquiadoras profissionais e é referência na diminuição dos poros de forma instantânea. A marca promete uma pele sedosa, aveludada, macia e que segura a maquiagem por muito mais tempo. Se você quer uma make com acabamento impecável, vale investir nesse primer.

“Ele dá um aspecto mate para a pele assim que você o aplica e isso é bom demais! “[…] A pele fica aveludada e ele realmente cumpre no quesito redução dos poros. […] Eu nunca havia usado um primer tão bom, de verdade. A maquiagem fica outra com ele, assim como a minha pele. – Verena Oliveira

Considere o que você mais valoriza em uma make como a durabilidade ou então um acabamento uniforme e escolha um primer que garanta esses resultados.

Como usar o primer

Foto: iStock

E você sabe qual a maneira correta de aplicar o primer? Confira este passo a passo superprático!

  1. Lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza para a face e depois hidrate-o;
  2. Aplique uma pequena quantidade de primer no dorso da sua mão. Com os dedos mesmo, comece a espalhar pelo rosto;
  3. Comece pela zona T do rosto, que costuma ser mais oleosa, e vá espalhando com movimentos de dentro para as extremidades do rosto;
  4. Para evitar que fique marcado, dê leves batidinhas ao espalhar o produto;
  5. É só aguardar o primer ser absorvido pela pele e então você já pode aplicar a base.

Lembre-se que cada primer e cada pele tem suas particularidades e é importante estar atenta às recomendações da embalagem.

8 Razões para usar o primer nas suas makes

O primer oferece diversas vantagens e faz com que a maquiagem fique com acabamento profissional. Confira 7 razões para incluir esse produto nas suas próximas produções:

  • Proteção da pele: o primer cria uma camada protetora na pele, o que impede que a maquiagem penetre nos poros e cause a acne ou possíveis alergias.
  • Uniformização: o produto serve para deixar a pele mais uniforme, tanto em sua textura quanto em sua tonalidade, diminuindo poros abertos e suavizando pontos avermelhados do rosto.
  • Pele iluminada: a maioria dos primers conta com ativos que deixam a pele mais iluminada, sem que fique oleosa.
  • Controle da oleosidade: uma das funções principais do primer é o controle da oleosidade. O produto diminui os poros e matifica a pele para que a maquiagem dure mais tempo sem que o rosto fique oleoso.
  • Suaviza linhas de expressão: o produto preenche os poros e suaviza rugas e linhas de expressão. Isso deixa a pele mais uniforme e com aparência rejuvenescida.
  • Prepara para a base: o primer deixa a pele homogênea e prepara o rosto para a aplicação de outros produtos de maquiagem, como a base.
  • Facilita a aplicação de outros produtos: o primer vai fazer com que a base e o corretivo deslizem sobre a pele, facilitando o espalhamento e evitando que fique marcada.
  • Aumenta a durabilidade da maquiagem: o primer faz com que a maquiagem fixe e dure por mais tempo na pele. É um produto indispensável para produções que precisam durar por horas e mais horas.

O uso do primer vai deixar a sua pele mais uniforme, além de conferir um acabamento caprichado e com cara de profissional para as suas produções. Convencida a incluir esse produto na sua caixa de maquiagem?