Maquiagem para pele negra: guia definitivo para arrasar no visual

Escrito por Jonara Cordova

Existem muitas possibilidades de maquiagem para pele negra, com uma variedade de produtos para os diferentes tons de pele. Além disso, foi-se o tempo em que as regras ditavam o que poderia ou não ser usado. Por isso, confira fotos, tutoriais, dicas de profissionais e produtos para realçar sua beleza!

Índice do conteúdo:

Fotos de maquiagem para pele negra que são um arraso

Nem o céu é o limite quando o assunto é maquiagem para pele negra. Cada mulher tem o seu estilo e pode ousar no colorido, ou optar pelo básico nude, afinal, o importante é sentir-se bem. Inspire-se e arrase!

1. A maquiagem colorida valoriza a pele negra

2. Cores neon realçam os tons de pele mais escuros

3. O gloss incolor é perfeito para quem quer destacar os lábios

4. Você pode combinar um delineado neon com a boca nude

5. O batom vermelho é um clássico

6. Para uma make elegante, invista nos tons terrosos

7. O iluminador realça a beleza da pele negra

8. As ousadas podem apostar em uma maquiagem artística

9. Delineado gatinho e tom nude, sempre funcionam

10. Cor e brilho para animar os looks de verão

11. O azul royal combina superbem com a pele negra

12. Os tons metálicos criam um estilo futurista

13. E o nude é um ótimo aliado

14. A make artística cria um visual glamouroso

15. Sombras escuras deixam o olhar marcante e sexy

16. Enquanto que as peroladas são mais delicadas

17. As criativas podem brincar com as cores e criar um visual único

18. Ou apostar em uma cor só nas pálpebras que valorize a pele negra, como o lilás

19. Do estilo ousado até o mais básico

20. Existem infinitas possibilidades de make para a pele negra

E aí, já sabe qual será a sua próxima make? Não tenha preguiça, teste muito e descubra o que combina mais com o seu estilo!

Como fazer uma maquiagem para pele negra

Agora que você já sabe qual é o tipo de maquiagem que tem mais a ver com o seu visual, é hora de colocar em prática. Por isso, nada melhor do que ver alguém ensinando o passo a passo da make que você quer aprender. Veja os tutoriais:

Maquiagem em pele negra para iniciantes

Nunca fez uma maquiagem antes? Então comece aprendendo o básico com esse tutorial da Tamiris Sindice que foi feito especialmente para quem está começando.

Make com glitter para pele negra

Quem ama um brilho não pode deixar de conferir esse vídeo com uma maquiagem com glitter do Mauro Frazão. Perfeita para a noite!

Maquiagem em pele negra com produtos baratinhos

Está sem grana? Não tem problema. Esse tutorial é ótimo pra quem quer economizar sem deixar de fazer uma make completa e linda. Veja e arrase!

Maquiagem iluminada em pele negra para a noite

Tem uma festa a noite para ir? É hora de caprichar na maquiagem com as dicas que a Luany Cristina, dê um play no vídeo e brilhe muito!

Maquiagem em pele negra para casamento

O casamento é um momento muito especial de celebração do amor. Então, nada mais justo do que se sentir linda com uma make deslumbrante. Aprenda como fazer nesse tutorial.

Ter autonomia e aprender a fazer as suas próprias makes é tudo de bom! Treine bastante em casa e desmistifique aquela história de que maquiagem para pele negra é algo difícil.

7 dicas de maquiagem para pele negra

  1. Descubra o subtom da sua pele: ele pode ser vermelho, amarelo, ou azul, e essa é uma informação que auxilia na hora de escolher a melhor base para o seu rosto;
  2. Cuide para a pele não ficar acinzentada: isso acontece quando você usa bases e corretivos em tons mais claros do que o da sua pele;
  3. Não esqueça de hidratar: a pele negra costuma ser mais oleosa, mas isso não significa que você não deva hidratá-la, procure produtos específicos para peles mistas ou oleosas;
  4. Teste o tom de base no rosto: a pele tem coloração diferente em outras partes do corpo, faça o teste no rosto e, de preferência, em um lugar com boa iluminação natural;
  5. Evite iluminadores brancos e prateados: essas cores não valorizam tanto a pele negra, dê preferência para os iluminadores em tons dourado ou bronze;
  6. Use cores análogas: são cores que possuem tons básicos comum, ou seja, criam uma combinação harmônica e ideal para um degradê de sombras, por exemplo;
  7. Lábios nude é chic: o batom nude deve respeitar a cor da sua boca e pode ser combinado com sombra ou delineado colorido nos olhos;
    1. Gostou das dicas? Experimente e descubra as que combinam mais com o seu tipo de pele.

      Produtos de maquiagem para pele negra

      Antes de buscar os produtos ideais para o você, é importante lembrar que a pele negra tem muitas variações. E o que fica bom para uma pessoa, pode não combinar com a outra. Confira algumas dicas da maquiadora com experiência em maquiagem para pele negra Juliana Fredes para não errar!

      Hidratantes

      Apesar da pele negra ter um viço característico, é importante hidratá-la. Juliana evita usar cremes de cor branca, pois eles podem acinzentar a pele. No preparo da make, ela dá preferência para hidratantes em gel e água termal.

      1. Hidratante Facial Vichy – Minéral 89 – para uma pele hidratada e resistente;
      2. Granado Granaderma Antioleosidade – Gel Hidratante Facial – proporciona um efeito matte para a pele;

      Bases

      No caso da base, a profissional recomenda que a pessoa experimente antes de escolher, para ver se o tom e o subtom estão corretos: “Eu sempre indico pegar um pouquinho com o dedo e passar na lateral da mandíbula e no colo”. A maquiadora também explica que o ideal, se possível, é experimentar no rosto e sair na luz solar pra ver se a base vai oxidar, porque pode acontecer de escurecer um pouco.

      1. M·A·C Base Matchmaster – cor que se adapta ao tom da pele;
      2. Tracta Alta Cobertura – controla o brilho excessivo provocado pela oleosidade;
      3. Pro Filt’r Fenty Beauty – 50 cores diferentes para todo tipo de pele;

      Corretivos

      Geralmente, os corretivos com fundo mais amarelado ou alaranjado funcionam melhor na maquiagem para pele negra. Juliana comenta que prefere não usar os produtos muito mais claros do que o tom natural da pele: “Fica muito contrastante, é legal pra uma foto, mas na vida real não acho tão bonito, então dou só uma iluminada suave de acordo com o subtom”.

      1. Catharine Hill Four Concealer Pele Escura – 4 cores que podem ser misturadas para chegar na tonalidade ideal;
      2. Corretivo Líquido Peach – Bruna Tavares – para olheiras acinzentadas, ideal pra pele negra;

      Blush e contorno

      O blush e contorno também devem variar conforme a pele. Em uma pele com tom mais escuro, a profissional recomenda produtos na cor vinho, porque dá uma boa profundidade. O blush pode variar entre rosa forte, bronze, laranja ou de acordo com o tom da pele, mas prefira as cores quentes.

      1. Pó compacto Dailus 14 – efeito aveludado e natural;
      2. Blush e Contorno Coffee Luv – Bruna Tavares – fácil de esfumar;

      Iluminador

      O iluminador valoriza a make. Juliana recomenda o dourado e, no caso da maquiagem ser em pele negra mais escura, ela prefere optar pelo dourado escuro ou acobreado pra não acinzentar a parte do rosto onde for aplicado.

      1. Paleta Iluminadora Pri Lessa Hill 40° – cinco tons quentes com muito glamour;
      2. Vult Stick 03 – efeito cintilante e embalagem fácil de carregar na bolsa;
      3. M·A·C Mineralize Skinfinish Gold Deposit – pele com efeito radiante;

      Cores de sombras

      A sombra ideal deve dar um efeito de contraste na maquiagem: “O olho preto geralmente não valoriza a pele negra, porque não tem muito contraste, mas se for um olho preto com glitter, por exemplo, fica mais legal”, explica a maquiadora. Sombras coloridas, nudes e quentes são as melhores para esse tipo de pele.

      1. Paleta de Sombras Juvia’s Place Nubian II – altamente pigmentada com cores matte e metálicas;
      2. Paleta de Sombras Matte Ludurana – muitas cores quentes e altamente pigmentadas;

      Batons

      Praticamente todos os batons ficam bonitos na maquiagem para pele negra. “O único cuidado que tem que ter são os batons claros, tipo o nude, o nude da negra é diferente do da branca, e tem negras de vários tons de boca e de pele, então eu sempre experimento no cantinho do lábio pra ver como vai ficar”, pontua Juliana.

      1. Batom Líquido Matte Bruna Tavares – variedade de cores com acabamento matte confortável;
      2. Maybelline Master Vinil Top Coat Incolor – deixa a cor do batom com um efeito espelhado e tem longa duração!

      Quem achou que a maquiagem para pele negra era algo difícil de fazer, agora deve ter percebido que existem incontáveis produtos e formas de usar. Basta saber o que é melhor para o seu tom, testando e aproveitando todas essas dicas, pra arrasar na make do seu estilo. Veja também dicas de pincéis de maquiagem para montar seu kit completo!